Inscrições para curso gratuito de Gastronomia vão até 13 de junho

As adesões podem ser feitas pelo link do projeto; atividades são 100% gratuitas e patrocinadas pela Aegea por meio da Lei Rouanet

Terminam no dia 13 de junho as inscrições para o curso gratuito de Gastronomia que o projeto Cozinha de Talentos oferece à população da cidade de Sorriso (MT), aos interessados a partir de 16 anos, com patrocínio da Aegea por meio da Lei Rouanet. Para inscrever-se, acesse as redes sociais do projeto @cozinhatalentos e solicite formulário ou pelo link: https://forms.gle/hQ68jH6XfDVGXSJp9

O curso de Gastronomia visa preparar os participantes para ingressarem no mercado formal de trabalho, atuando em restaurantes, bares e hotéis, com a finalidade de impulsionar novos negócios no setor alimentício. A expectativa é desenvolver no aluno a capacidade de utilizar a criatividade na cozinha, criando pratos únicos e inovadores. A culinária proporciona o aprendizado sobre diferentes culturas, com técnicas variadas de manuseio de alimentos, além do contato com habilidades como gestão, segurança alimentar, valor nutricional, entre outros.

Serão 100 vagas, divididas em quatro turmas de 25 alunos, com 196 horas de duração. A lista de seleção está prevista para ser divulgada no dia 14 de junho através das redes sociais do projeto: @cozinhatalentos. As aulas terão início no dia 17 de junho e acontecerão à rua Nelson Gonçalves, s/nº – Sala 2, (altura do número 180, esquina da rua das Vieiras), Centro-Sul.

A atividade será totalmente gratuita e os alunos participantes receberão todo o material necessário para o aprendizado.

A comida baiana, os queijos mineiros, a cajuína no Piauí e, no Mato Grosso, o arroz carreteiro, a sopa paraguaia, a chipa, o frango com palmito de Bacuri, o doce de jaracatiá, entre outros, são comidas que fazem parte da gastronomia típica das regiões e classificadas como patrimônios imateriais do Brasil. Um país onde a diversidade culinária faz parte de sua identidade cultural, traduzindo a história, as tradições e os saberes de um lugar.

A gastronomia como patrimônio imaterial brasileiro elencou 36 cidades com o título de Criativas pela UNESCO, transformando-as em rotas turísticas gastronômicas imperdíveis. Bens culturais de natureza imaterial dizem respeito a práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer e a gastronomia integra essa classificação.

Para o diretor-presidente da Águas de Sorriso, André Bicca, promover o desenvolvimento faz parte da natureza da concessionária. “Na Águas de Sorriso estamos comprometidos em promover o desenvolvimento sustentável e o bem-estar de nossa comunidade. Por isso, nos sentimos orgulhosos em apoiar iniciativas como o projeto Cozinha de Talentos, que não apenas oferece oportunidades de capacitação, mas fortalece os laços sociais e valoriza nossa cultura gastronômica. Acreditamos no poder transformador da educação e da gastronomia para construir para um futuro melhor a todos. Junte-se a nós nessa jornada de crescimento e inclusão”.

O projeto Cozinha de Talentos conta com o patrocínio da Águas de Sorriso, através do Instituto Aegea por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Rouanet. A iniciativa é uma realização do Instituto São Paulo de Arte e Cultura (ISPAC) – Plano Anual 2024 e Ministério da Cultura.

 Serviço

Curso gratuito de Gastronomia – Cozinha de Talentos, em Sorriso (MT)

Inscrições: até 13 de junho de 2024.

Link de inscrição: https://forms.gle/hQ68jH6XfDVGXSJp9

Previsão de divulgação do resultado: 14 de junho pelas redes sociais do projeto: @cozinhatalentos

Início das aulas: 17 de junho

Local: Rua Nelson Gonçalves, s/nº – Sala 2, (altura do número 180, esquina com a rua das Vieiras), Centro-Sul, Sorriso (MT)

Faixa etária: A partir de 16 anos

 

Patrocínio: Águas de Sorriso, através do Instituto Aegea por meio da Lei Rouanet Realização: Instituto São Paulo de Arte e Cultura (ISPAC) – Plano Anual 2024 e Ministério da Cultura

Redes Sociais: @cozinhatalentos

Veja também

Edson Morbach fala sobre benefícios dos medicamentos fitoterápicos

Presidente e gerente do Sindicato Rural falam sobre safra de soja, produção rural e eleições na entidade

Advogado fala sobre projeto de loteamento ao lado do Parque Ecológico de Sorriso

Dois homens são esfaqueados após buscar mulher para festa; um morreu no local

BR-163/MT: 48 anos de desenvolvimento e expansão

Governo federal prepara reforma administrativa: uma das propostas é mudar lei criada há 57 anos