OAB de Sorriso entra com ação judicial contra cobrança ilegal de taxa de fiscalização

Nesta segunda-feira (10-06), o programa “A Voz do Povo” da Sorriso FM recebeu o presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Dr. Fernando Mascarello, nos estúdios da emissora. O mandado de segurança com pedido de liminar impetrado pela entidade contra a Prefeitura Municipal de Sorriso foi o tema central da entrevista.

O presidente destacou a ilegalidade da cobrança da taxa de fiscalização, que persiste em Sorriso, apesar de proibida por lei no Brasil desde 2019 para empresas que atuam em setores de baixo risco. Segundo Dr. Fernando, a OAB buscou resolver a questão através do diálogo em várias reuniões, porém, o município manteve-se irredutível e continua efetuando a cobrança.

O advogado expressou sua preocupação com a situação e ressaltou que já existem jurisprudências favoráveis à não cobrança da referida taxa. Contudo, ele permanece otimista quanto a uma resposta positiva nos próximos dias.

A cobrança indevida dessa taxa é uma questão que afeta diretamente não apenas as empresas locais, mas também a economia e o desenvolvimento do município como um todo. Veja a entrevista no vídeo.

Vídeo da notícia

Veja também

Edson Morbach fala sobre benefícios dos medicamentos fitoterápicos

Presidente e gerente do Sindicato Rural falam sobre safra de soja, produção rural e eleições na entidade

Advogado fala sobre projeto de loteamento ao lado do Parque Ecológico de Sorriso

Dois homens são esfaqueados após buscar mulher para festa; um morreu no local

BR-163/MT: 48 anos de desenvolvimento e expansão

Governador de MT sanciona lei que retira incentivos fiscais de empresas que aderirem à moratória da soja