Conselho Municipal da Juventude de Sorriso realiza primeira reunião e escolhe diretoria

O Conselho Municipal da Juventude de Sorriso (Comjuv) realizou nesta semana sua primeira reunião ordinária, com 100% de participação dos membros. Durante o encontro, foram apresentados os novos membros ao prefeito Ari Genésio Lafin, à primeira-dama Jucélia Ferro, e ao vice-prefeito, além da eleição e posse da diretoria para o período de 2024/2025.

Um dos pontos principais da reunião foi a eleição da nova diretoria. Ludmilla Goffi Carnazella, servidora da Secretaria Municipal de Assistência Social, foi eleita presidente. A vice-presidência ficou com Maiara Parisoto, servidora da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Juventude. Victor da Silva Rodrigues, representante do Conselho de Pastores, foi nomeado primeiro secretário, enquanto Tony de Souza Neves, servidor da Secretaria de Administração, assumiu como segundo secretário. Ludimila Silva Mendes, do Rotaract Club, foi indicada como tesoureira geral, e Fábio Dadalt Pedrotti, servidor da Câmara Municipal, como segundo tesoureiro.

O prefeito Ari Genésio Lafin destacou a importância do Comjuv para a sociedade. “Eu acredito muito em nossos jovens e fico muito feliz pela reativação do Conselho. Vocês terão que trabalhar bastante para identificar as reais necessidades da juventude sorrisense e realizarem um bom trabalho,” disse ele, reforçando as palavras da primeira-dama sobre a participação do Comjuv nos projetos municipais existentes.

Os novos eleitos demonstraram entusiasmo e energia. “A reativação do Comjuv é um passo importante para a juventude de Sorriso, era a voz que estava faltando para que nossa cidade continue crescendo,” afirmou a tesoureira geral Ludimila Silva Mendes. A vice-presidente Maiara Parisoto enfatizou a importância do trabalho dos jovens na construção do futuro de Sorriso.

Ludmilla Goffi Carnazella, presidente do Comjuv, concordou sobre a relevância do conselho. “O desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o nosso público-alvo, que são os jovens, e a visibilidade aos projetos já existentes se tornam imprescindíveis,” disse.

De acordo com o diretor de departamento da Semcultj, Junior Betanin, a reunião foi produtiva. “Nos próximos encontros discutiremos sobre as pautas de aprovação do regimento interno, o estudo da criação do Fundo Municipal da Juventude e a realização da próxima Conferência da Juventude,” explicou.

O secretário Salles Fernandes também se mostrou satisfeito com as novas definições do Comjuv. “Agora, com a diretoria formada, podemos desenvolver ações mais concretas. A participação ativa da sociedade, através do conselho, nos ajuda a formular políticas públicas assertivas, e a infância e a juventude são nossas prioridades,” enfatizou.

Além disso, no dia 9 de abril de 2024, o prefeito Ari Genésio Lafin sancionou a Lei n° 3.516, que altera a Lei nº 606 de 1997. A nova legislação prevê a redução do número de representantes da sociedade civil organizada no Comjuv e mantém a idade dos conselheiros entre 15 e 29 anos.

Os representantes da sociedade civil organizada incluem membros da Prefeitura Municipal de Sorriso, Câmara Municipal de Sorriso, Léo Club, Rotaract, e várias secretarias municipais, além de dois representantes dos jovens evangélicos indicados pelo Conselho dos Pastores de Sorriso e dois do Grupo de Jovens da Igreja Católica.

Veja também

Oncologista destaca cuidados para prevenir o Câncer de Pele no Dezembro Laranja

Presidente da APAE de Sorriso faz balanço positivo de 2024 e destaca avanços rumo à nova sede

Autoridades anunciam prorrogação de concessão de Água e Esgoto em Sorriso até 2049

Planejar as compras é essencial para economizar e não comprometer o orçamento, alerta Procon-MT

Sesp apresenta balanço de 20 dias do programa Tolerância Zero em reunião do Comitê Integrado

Acordo entre MP, Prefeitura e Águas de Sorriso visa melhorias no saneamento básico da cidade