Capoeirista de Sorriso brilham em Campeonato de Lucas do Rio Verde

Entre 255 competidores, delegação de Sorriso classificou três atletas para próxima etapa em Paris.

No último final de semana (21 e 22 de julho), os alunos do grupo de capoeira “Capoeira Brasil”, conduzido pelo professor Jefferson Reber Scholz (Bordado), representaram o município de Sorriso na 5ª edição da Copa Nortão de Capoeira “Troféu Mestre Sombra”, em Lucas do Rio Verde.

A delegação de Sorriso classificou três atletas (ver nomes abaixo) entre 10 e 14 anos que mostraram seu excelente desempenho mundo afora, devido à transmissão ao vivo da TV Capoeira Digital pelo Youtube e Instagram.

O evento aconteceu no Ginásio de esportes Nari Pandolfi, anexo à Escola Municipal Olavo Bilac e reuniu 255 atletas vindos de 15 municípios de Mato Grosso e 6 estados, além de receber competidores internacionais.

Para o idealizador do evento, Lauro de Souza Duarte de Oliveira (mestrando Anjo), a energia da competição estava ótima. “Estou seguro de que realizamos um bom trabalho. As 255 pessoas que passaram por aqui vão levar boas energias para suas casas”.

O mestrando de capoeira disse ainda que a competição apresentou um nível elevado. “Os melhores atletas do Brasil estavam presentes na roda de capoeira, o que elevou muito o nível das apresentações. Foi um verdadeiro show cultural e artístico”, disse mestre Anjo.

Além da competição, o público pôde prestigiar a entrada das delegações, as apresentações culturais, o batizado e troca de cordas e a roda de capoeira com os convidados.

Com 14 categorias, a Copa Nortão de Capoeira teve premiações em dinheiro e foi uma seletiva para o campeonato mundial, que acontecerá em Paris no próximo ano.

O professor Bordado disse estar animado com a etapa internacional. “Agora precisamos concentrar-nos na próxima fase, que será em Paris. Queremos representar Sorriso fora do Brasil, e mostrar para o mundo que aqui temos ótimos capoeiristas”, afirmou ele ao dizer que essas são as notícias que devemos pulverizar sobre o Município, que sofre com as publicações constantes de violência.

Salles Fernandes, secretário da pasta de Cultura, Turismo e Juventude recebeu o professor Bordado e atletas classificados em seu gabinete e disse estar muito orgulhoso por mais essa conquista. “A capoeira tem muita representatividade em nosso Município. Não é de hoje que nos orgulhamos com o desempenho desses professores e atletas. Estamos muito orgulhosos com os resultados”, frisou.

Realizado anualmente pelo Grupo Alcateia de Capoeira, a competição conta com o patrocínio do Edital Circula Lucas, viabilizado pela Prefeitura Municipal de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.

Atletas classificados por categorias
Masculina 10 a 12 anos – 1° lugar, João Gabryel Rodrigues Scholz (Cascão)
Masculina 13 a 14 anos – 3° lugar, Arthur Mello de Souza (Cebolinha)
Feminino 13 a 14 anos – 3° lugar, Aline Victoria Rodrigues (Quadrada)

galeria de imagens

Veja também

Primeira-dama de MT é homenageada no 3º Prêmio Sabino Albertão por ações em prol do esporte e inclusão no Estado

Projeto Social Capoeira do Mestre Wanderson encerra ano com festividades

Setasc abre inscrições do sorteio para Camarote do Autista no jogo do Cuiabá no próximo domingo (08)

Secretário de Esportes Júnior Brandão faz balanço emocionado de sua gestão em Sorriso

“Mato Grosso será reconhecido como o Estado da Inclusão”, destaca Elcirley Luz

Paratletas mato-grossenses superam desafios e conquistam medalhas no mundial de Jiu-jitsu