Entre 255 competidores, delegação de Sorriso classificou três atletas para próxima etapa em Paris.
No último final de semana (21 e 22 de julho), os alunos do grupo de capoeira “Capoeira Brasil”, conduzido pelo professor Jefferson Reber Scholz (Bordado), representaram o município de Sorriso na 5ª edição da Copa Nortão de Capoeira “Troféu Mestre Sombra”, em Lucas do Rio Verde.
A delegação de Sorriso classificou três atletas (ver nomes abaixo) entre 10 e 14 anos que mostraram seu excelente desempenho mundo afora, devido à transmissão ao vivo da TV Capoeira Digital pelo Youtube e Instagram.
O evento aconteceu no Ginásio de esportes Nari Pandolfi, anexo à Escola Municipal Olavo Bilac e reuniu 255 atletas vindos de 15 municípios de Mato Grosso e 6 estados, além de receber competidores internacionais.
Para o idealizador do evento, Lauro de Souza Duarte de Oliveira (mestrando Anjo), a energia da competição estava ótima. “Estou seguro de que realizamos um bom trabalho. As 255 pessoas que passaram por aqui vão levar boas energias para suas casas”.
O mestrando de capoeira disse ainda que a competição apresentou um nível elevado. “Os melhores atletas do Brasil estavam presentes na roda de capoeira, o que elevou muito o nível das apresentações. Foi um verdadeiro show cultural e artístico”, disse mestre Anjo.
Além da competição, o público pôde prestigiar a entrada das delegações, as apresentações culturais, o batizado e troca de cordas e a roda de capoeira com os convidados.
Com 14 categorias, a Copa Nortão de Capoeira teve premiações em dinheiro e foi uma seletiva para o campeonato mundial, que acontecerá em Paris no próximo ano.
O professor Bordado disse estar animado com a etapa internacional. “Agora precisamos concentrar-nos na próxima fase, que será em Paris. Queremos representar Sorriso fora do Brasil, e mostrar para o mundo que aqui temos ótimos capoeiristas”, afirmou ele ao dizer que essas são as notícias que devemos pulverizar sobre o Município, que sofre com as publicações constantes de violência.
Salles Fernandes, secretário da pasta de Cultura, Turismo e Juventude recebeu o professor Bordado e atletas classificados em seu gabinete e disse estar muito orgulhoso por mais essa conquista. “A capoeira tem muita representatividade em nosso Município. Não é de hoje que nos orgulhamos com o desempenho desses professores e atletas. Estamos muito orgulhosos com os resultados”, frisou.
Realizado anualmente pelo Grupo Alcateia de Capoeira, a competição conta com o patrocínio do Edital Circula Lucas, viabilizado pela Prefeitura Municipal de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.
Atletas classificados por categorias
Masculina 10 a 12 anos – 1° lugar, João Gabryel Rodrigues Scholz (Cascão)
Masculina 13 a 14 anos – 3° lugar, Arthur Mello de Souza (Cebolinha)
Feminino 13 a 14 anos – 3° lugar, Aline Victoria Rodrigues (Quadrada)