Na manhã desta quinta-feira (08), a cidade de Sorriso celebrou a formatura de cerca de 200 estudantes no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). Em meio à cerimônia, o pequeno Lucas, com um grande sorriso no rosto, resumiu o sentimento de muitos: “Aprendi a ser um bom cidadão”.
O PROERD, que já atua há cerca de 40 anos no Brasil, tem se consolidado como um programa essencial na educação das crianças sobre a importância de escolher caminhos do bem. No Mato Grosso, o programa está em vigor desde 2021, e em Sorriso, sua presença já se faz sentir há aproximadamente 20 anos.
O sargento Pedro Alves, instrutor do projeto, destacou o impacto positivo do programa na vida dos jovens: “Este é um momento muito importante para toda a comunidade e principalmente para estes jovens. Por determinação de nossos comandantes, recebemos a missão de instruir estes jovens”, disse ele. Com entusiasmo, o sargento afirmou: “Tenho certeza que estas crianças estão preparadas para o futuro. Explicamos como ser um bom cidadão, lidar com tensão, não fazer bullying, entre outros temas. É uma missão continuada do nosso grande amigo, in memorian, Sargento Expedito, que há cerca de 20 anos iniciou este serviço. Sempre estaremos atuando no sentido de levar estas crianças para o bom caminho.”
A Secretária Municipal de Educação, Lúcia Dreschler, também esteve presente na cerimônia, onde ressaltou a importância do PROERD nas escolas de Sorriso. “Nós acreditamos que com bons projetos podemos transformar vidas. O PROERD trabalha contra a violência, contra as drogas, em prol de valores, incentivando as crianças a escolher caminhos do bem. Fazemos questão de cada vez mais ter este projeto nas escolas. O sorriso no rosto das crianças nos faz acreditar que aprenderam a fazer escolhas corretas”, afirmou a Secretária.
O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, também participou do evento e fez questão de homenagear o Sargento Expedito, fundador do PROERD na cidade. “O PROERD é importantíssimo, e fica nossa homenagem eterna a esta personagem que foi o sempre querido comandante Expedito”, disse o prefeito. Lafin ressaltou que o programa é parte fundamental das atividades curriculares em Sorriso. “Buscamos levar orientação às nossas crianças sobre o que é certo e o que é errado na vida. É um trabalho importantíssimo, tem todo nosso apoio e reforça ainda mais nossa rede de proteção às crianças.”
Com a cerimônia de hoje, Sorriso reafirma seu compromisso com a educação e o desenvolvimento de seus jovens, garantindo que cada vez mais crianças possam aprender a ser cidadãos conscientes e responsáveis.