Secretário de Administração de Sorriso esclarece questão salarial de cooperados terceirizados

O Secretário de Administração de Sorriso, Bruno Delgado, se manifestou sobre a situação dos cooperados que prestam serviço de forma terceirizada à Prefeitura e que alegam redução de salário. Segundo Delgado, o que está sendo realizado é um processo emergencial com duração de três meses, visando garantir a continuidade dos serviços essenciais enquanto ajustes são feitos na licitação definitiva.

Ele explicou que o processo original para contratação de mão de obra terceirizada foi iniciado em novembro de 2024, mas a nova gestão optou por suspendê-lo para reavaliar volumes de horas, valores e postos de trabalho. Como solução temporária, foi implementado um contrato emergencial para os meses de março, abril e maio.

“O objetivo é manter os serviços essenciais. Nesse processo emergencial, não foram previstas horas extras, devido à especificidade da emergência. No entanto, no processo licitatório, elas estarão contempladas”, afirmou Delgado. Ele destacou ainda que a alteração foi feita atendendo a uma demanda dos próprios trabalhadores, que antes recebiam de acordo com as horas trabalhadas e os dias úteis, sem previsibilidade de vencimentos mensais.

“Com o novo modelo, o terceirizado terá um posto fixo de trabalho e saberá exatamente qual será seu salário ao final do mês. O que não teremos são horas extraordinárias frequentes e garantidas todos os meses. Nos próximos 90 dias, trabalhamos com esse conceito de posto fixo, dando mais previsibilidade financeira aos trabalhadores”, ressaltou.

Bruno Delgado também informou que, em alguns casos, houve aumento salarial. “Por exemplo, as serventes de limpeza, que antes ganhavam entre R$ 1.200 e R$ 1.300, passaram a receber R$ 1.995,00. A intenção da gestão é melhorar a situação dos trabalhadores”, disse.

Ele reconheceu que aqueles que realizavam grandes volumes de horas extras podem ter sido impactados, mas ressaltou que a gestão avalia a possibilidade de criar turnos de trabalho para distribuir melhor a carga horária e garantir que o serviço continue sendo prestado de forma eficiente.

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