A princípio quatro PMs formam o grupo que atua em motocicletas
O município de Sorriso foi contemplado com a primeira edição do programa Tolerância Zero, do Governo do Estado, que prevê a capacitação de policiais militares do interior para atuação no grupamento Raio (Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas), em Cuiabá. Ao todo, nove policiais do 12º Batalhão participaram da formação especializada.
Segundo o comandante da Polícia Militar em Sorriso, tenente-coronel Jorge Almeida, embora todos os nove ainda não estejam em operação, quatro já foram ativados para integrar o grupamento Raio no município. “Neste primeiro momento não conseguiremos operar com todos os nove policiais militares, mas, já para iniciar e levar resposta à sociedade e aos criminosos, ativamos quatro PMs no grupamento Raio em Sorriso”, explicou.
O grupamento Raio, que já atuou anteriormente na cidade, está sendo reativado com foco em abordagens ágeis, especialmente a motociclistas. “Eles têm com as motos facilidade de acesso a terrenos onde as viaturas de quatro rodas têm dificuldade. É uma tropa que vem para fortalecer o trabalho da PM em Sorriso”, destacou o comandante.
Os policiais do Raio vão atuar em conjunto com a tropa ordinária e a Força Tática, ampliando o alcance das ações de segurança. A operação já começou nesta semana e apresenta os primeiros resultados positivos, segundo o comandante.
Jorge Almeida informou ainda que o governador Mauro Mendes e o comando geral da PM já sinalizaram a aquisição de novos veículos e materiais para reforçar a atuação do grupamento. “Já tínhamos estes quatro veículos em Sorriso e, com a capacitação, já colocamos o grupo em operação. Mas já requisitamos mais material”, afirmou.
O comandante reforçou que o município tem recebido reforços contínuos. “Estamos há dois anos e meio recebendo reforço policial, e o grupamento Raio é mais um passo importante nesse fortalecimento da segurança em Sorriso”, concluiu.