Sema embarga empreendimentos madeireiros e aplica multa de R$ 70 mil

A operação de fiscalização contou com apoio do Batalhão de Policia Militar Ambiental e do Indea

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente realizou uma operação de fiscalização em empreendimentos madeireiros no município de Brasnorte, na região noroeste do estado. A ação resultou no embargo de três diferentes estabelecimentos, além de autuar os infratores em R$70 mil em multa.

Durante a operação concluída na sexta feira (1º/8), que ocorreu em com apoio do Batalhão de Policia Militar Ambiental e do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), as equipes embargaram três empresas que estavam em desacordo com as regulamentações ambientais vigentes.

 

Os agentes constataram que haviam divergências entre a quantidade de material existente no local e a registrada no sistema de controle de produtos florestais (Sisflora). Além disso, uma das madeireiras exercia a atividade sem licença.

A fiscalização teve como objetivo principal verificar a regularidade das atividades e adotar as medidas repressivas em relação às infrações ambientais, além de contribuir de forma preventiva no combate à exploração ilegal de madeira nas Terras Indígenas existentes no município, tal como a TI Menkü.

 

Denúncias

Os crimes ambientais devem ser denunciados à Ouvidoria Setorial da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, pelos números 3613-7398 ou 98153-0255 (por telefone ou whatsapp) pelo email ouvidoria@sema.mt.gov.br, pelo aplicativo MT Cidadão ou em uma das regionais da Sema.

Quem se deparar com um crime ambiental também pode denunciar à Polícia Militar, pelo 190.

Veja também

Polícia Militar fecha área de extração ilegal de madeira em região da floresta amazônica

Corpo de Bombeiros de Sorriso prende homem em flagrante ateando fogo em lixo

Bombeiros recebem viaturas da Sema para reforçar combate aos incêndios florestais em MT

Polícia Militar desmantela 4º garimpo ilegal em 8 dias e apreende espingarda em Nova Guarita

Corpo de Bombeiros recebe equipamentos para reforçar combate a incêndios florestais

Polícia Militar fecha 2º garimpo ilegal na semana e apreende equipamentos