A Secretaria Municipal de Saúde de Sorriso informa que a imunização contra a raiva humana, aplicada após acidentes com animais suspeitos, pode ser feita no Posto Central durante a semana e na UPA Central em feriados e finais de semana, com horários e condições específicas para cada unidade.
A raiva humana, doença viral grave que atinge apenas mamíferos — inclusive os seres humanos —, é transmitida, principalmente, pela saliva de animais infectados, seja por mordidas, arranhões ou lambidas em mucosas. O vírus afeta o sistema nervoso central e provoca uma encefalite progressiva. Sem tratamento iniciado antes do aparecimento dos sintomas, a infecção é quase sempre fatal.
Na zona urbana, cães e gatos estão entre os principais transmissores, enquanto, em áreas rurais e de mata, o risco vem de morcegos, saguis, raposas e outros mamíferos silvestres. O simples contato com o animal, como acariciá-lo, não transmite a doença: é necessário que o vírus penetre no organismo por meio de ferimento ou mucosa.
Para prevenir a raiva após acidentes com animais suspeitos, a vacina antirrábica para humanos está disponível em Sorriso somente em dois pontos: de segunda a sexta-feira, no Posto Central — em frente à Escola Ivete —, das 7h às 11h e das 13h às 17h; e, nos feriados e finais de semana, na UPA Central, exclusivamente durante o dia, já que não há abertura de frascos no período noturno.
A coordenadora da Central de Imunização, Kátia Dal Prá, reforça que a procura por atendimento deve ser imediata em caso de incidentes. “Essa vacina é essencial para prevenir uma doença grave e quase sempre fatal. Se houver suspeita, lave imediatamente o ferimento com água e sabão e procure atendimento para avaliação e possível início do protocolo de prevenção”, alerta.
Para esclarecer dúvidas, a Secretaria Municipal de Saúde atende pelo WhatsApp (66) 3545-8044, apenas em horário comercial.