Projeto piloto de Vigilância Sindrômica é apresentado em Sorriso e promete agilizar a detecção de doenças por meio da análise de sintomas em prontuários médicos.
Um projeto piloto que utiliza dados de sintomas registrados em prontuários médicos para fortalecer a vigilância em saúde foi apresentado em Sorriso pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs-MT), da Secretaria de Estado de Saúde (SES). A iniciativa está em fase de validação e, após concluída, deve ser expandida para outros municípios de Mato Grosso.
A proposta foi discutida em reunião realizada nesta quarta-feira (20), com a participação do secretário municipal de Saúde, Vanio Jordani, coordenadores da Atenção Primária e da UPA, além de servidores do Cievs local.
De acordo com o responsável técnico do Cievs estadual, Menandes Alves de Souza Neto, o sistema é capaz de identificar sintomas como febre, coriza e tosse, classificando-os como síndromes respiratórias ou de outras doenças. “A grande vantagem é a detecção precoce de alterações no perfil epidemiológico, com alertas automáticos que permitem respostas mais rápidas e eficientes, reduzindo os impactos nos serviços de saúde”, destacou.
O projeto utiliza técnicas de mineração de dados, analisando grandes volumes de informações para encontrar padrões e anomalias. Essa metodologia permite não apenas acompanhar síndromes, mas também monitorar situações como consumo de medicamentos e previsão de necessidade de leitos. Atualmente, cerca de 30 síndromes já podem ser relacionadas aos sintomas.
Segundo a SES, a ferramenta deve se tornar estratégica para a gestão da saúde pública, antecipando cenários e possibilitando decisões mais ágeis em benefício da população.