O município de Sorriso brilhou no primeiro bloco dos Jogos da Juventude 2025, em Brasília (DF), com a conquista de uma medalha de ouro no atletismo. Beatriz Eustaquio, jovem atleta sorrisense, foi campeã no salto triplo, contribuindo para o excelente desempenho de Mato Grosso, que encerrou esta primeira etapa no Top 10 do ranking nacional, com quatro ouros, duas pratas e um bronze.
Os Jogos da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), reuniram de 10 a 14 de setembro 64 estudantes mato-grossenses em modalidades como atletismo, ciclismo, ginástica artística, natação, tiro com arco e tênis de mesa. Dentre os destaques individuais, Davi Lima, de Cuiabá, garantiu ouro e recorde na final do salto triplo masculino, alcançando 15,79 metros e assumindo o 1º lugar do ranking mundial sub-18 na prova.
Segundo Marcelo Cruz, superintendente de Eventos Esportivos da Secel-MT e chefe da delegação, o desempenho de Mato Grosso impressiona nacionalmente. “Até o momento conseguimos ficar em 9º lugar no quadro de medalhas. É uma marca fantástica dentro da maior competição para jovens do Brasil. E ainda não acabou: nosso Estado continua presente nos próximos blocos com centenas de outros atletas”, destacou.
Além de Beatriz, Mato Grosso conquistou medalhas no ciclismo com Jackson Ferreira, de Marcelândia, campeão na prova de potência máxima, e na dupla mista ao lado de Camila Daeuble, de Tangará da Serra. Outras medalhas vieram no atletismo: duas pratas no lançamento de disco com Hentonny Manica (Peixoto de Azevedo) e Giovana Réia (Rondonópolis) e bronze no salto em altura com Lucas Martins (Araputanga).
O segundo bloco de competições acontece de 15 a 19 de setembro, com mais 64 atletas mato-grossenses em triathlon, wrestling, basquetebol, futsal e vôlei de praia. Já o terceiro e último bloco, entre 20 e 25 de setembro, reunirá 94 estudantes em badminton, ginástica rítmica, judô, taekwondo, handebol e voleibol.
No total, Mato Grosso leva à capital federal 225 estudantes, classificados durante os Jogos Estudantis Mato-Grossenses, consolidando o evento como uma das principais portas de entrada para novos talentos do esporte olímpico brasileiro.