Voz do Povo destaca urgência de censo sobre pessoas com deficiência em Sorriso

A entrevista integrou uma série relativa à campanha Setembro Verde, visando promover inclusão e acessibilidade

O programa Voz do Povo, da Sorriso FM, recebeu nesta sexta-feira (19) nos estúdios da emissora a presidente do Conselho das Pessoas com Deficiência de Sorriso, Belizia Souza, e Arajane Lopes, mãe de uma jovem portadora de deficiência. A entrevista fez parte das ações da campanha Setembro Verde, que busca reforçar a importância da acessibilidade e da inclusão social no município.

Durante a conversa, as convidadas enfatizaram a necessidade urgente da realização de um censo para identificar o número real de pessoas com deficiência em Sorriso. Atualmente, não há dados oficiais que retratem a dimensão dessa população, embora se saiba, de forma extraoficial, que o número é expressivo — tanto em casos de deficiências de nascimento quanto adquiridas ao longo da vida.

Arajane compartilhou a experiência pessoal de sua filha, estudante da Escola Militar Tiradentes, que alcançou excelentes resultados acadêmicos e, após anos em cadeira de rodas, hoje consegue se locomover com auxílio de um andador. Mesmo assim, enfrenta diariamente barreiras, como calçadas irregulares e ausência de acessibilidade em espaços públicos e privados.

Belizia reforçou que o Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência vem cobrando o levantamento desde 2023. A promessa já foi feita pelo poder público, mas até agora não saiu do papel. Segundo ela, sem números concretos, torna-se inviável planejar políticas públicas eficazes que atendam às necessidades dessa parcela da população.

Veja também

Capoeirista de Sorriso se prepara para representar o Brasil em evento internacional nos EUA

Festa das Nações acontece neste sábado (20) em Sorriso; últimos convites ainda à venda

Colonizadora Feliz distribui mil mudas de ipês neste domingo em Sorriso

Acidente de moto deixa jovem e criança feridos em Sorriso

Homem denuncia golpe de “alavancagem de contas” aplicado via redes sociais; prejuízo de R$ 900,00

Justiça autoriza retomada de atividades da Bioseg em Sorriso e Sinop