O Distrito de Primaverinha vai receber neste sábado (08) um grande mutirão de serviços do Ganha Tempo, com emissão da nova Carteira de Identidade Nacional, atualização de CPF, atendimento do SINE e outros serviços públicos, das 8h às 13h, na Escola Municipal do distrito
O Programa Voz do Povo, da Sorriso FM, recebeu na manhã desta quarta-feira (05) o coordenador do Ganha Tempo Central, Celso Kosaki, e Rose Ventura, responsável pelo setor de identificação civil em Sorriso. Eles anunciaram a realização de um grande mutirão de serviços públicos que acontecerá no próximo sábado, no Distrito de Primaverinha.
Das 8h às 13h, a equipe do Ganha Tempo estará atendendo na Escola Municipal do Distrito de Primavera, oferecendo diversos serviços essenciais à população, com o objetivo de facilitar o acesso de moradores da região que têm dificuldade de deslocamento até a área urbana.
Entre os principais atendimentos, está a emissão da nova Cédula de Identidade Nacional (CIN) – também chamada de novo RG –, documento que unifica o número da identidade ao CPF e que será obrigatório para todos os brasileiros até 2032. Durante a entrevista, Rose Ventura respondeu a dúvidas enviadas pelos ouvintes sobre quem deve atualizar o documento, quais documentos levar e como funciona o processo.
Ela reforçou que, para emitir a nova identidade, o cidadão deve apresentar certidão de nascimento ou casamento original. Nos casos de divórcio ou viuvez, é obrigatório que as averbações constem no documento. Além disso, o CPF precisa estar com os dados idênticos aos da certidão. Caso haja divergência, o cidadão deverá primeiro corrigir o cadastro — e, para isso, a Receita Federal também estará presente no mutirão.
Além da nova identidade, outros serviços serão ofertados no local, como: atualização e regularização de CPF, atendimentos do SINE, incluindo entrada em seguro-desemprego, orientações e outros serviços da rede Ganha Tempo.
Celso Kosaki destacou que a iniciativa faz parte da política de descentralização dos atendimentos: “Nosso objetivo é aproximar os serviços do cidadão. Sabemos que nem todos conseguem se deslocar até o centro de Sorriso, por isso levamos a estrutura até as comunidades.”
O mutirão é aberto a toda população do distrito e comunidades próximas. O atendimento será por ordem de chegada.
A equipe do Ganha Tempo orienta que os moradores organizem previamente seus documentos para evitar contratempos no local.
Veja a entrevista no vídeo.