O coordenador do Procon de Sorriso, Michel Ferreira, trouxe orientações essenciais para evitar golpes e problemas nas compras durante a Black Friday.
O programa Voz do Povo da Sorriso FM trouxe, nesta quarta-feira, 26 de novembro, importantes esclarecimentos do coordenador do Procon, Michel Ferreira, sobre os cuidados que os consumidores devem adotar durante o período de promoções da Black Friday, ação mundial que movimenta o comércio físico e, principalmente, o digital.
Michel destacou que o primeiro passo é o planejamento, especialmente porque muitos consumidores já começaram a receber o décimo terceiro salário — primeira parcela neste mês e segunda no próximo. Ele reforçou que este recurso muitas vezes é necessário para despesas do início do ano, como IPVA, IPTU, matrículas escolares e outros compromissos financeiros.
Outro alerta importante foi quanto às famosas promoções “pela metade do dobro”, prática enganosa e considerada criminosa, ainda utilizada por alguns estabelecimentos. Para evitar cair nesse tipo de armadilha, ele orientou os consumidores a comparar os preços previamente e acompanhar as variações antes da data oficial de descontos.
O coordenador também reforçou a importância de desconfiar de sites não seguros, que podem resultar em golpes e prejuízos. Entre as orientações, Michel lembrou do direito de arrependimento, válido por sete dias após o recebimento do produto, mas somente para compras realizadas fora do estabelecimento físico: pela internet, telefone ou de porta em porta.
Outro ponto destacado foi a necessidade de atenção aos meios de pagamento, buscando empresas que ofereçam cashback, verificando a reputação das lojas online e, sempre que possível, consultando o CNPJ no portal do Ministério da Fazenda para checar a existência e a regularidade da empresa.
Michel Ferreira reforçou que o Procon está à disposição da comunidade para orientar e auxiliar consumidores que enfrentarem dificuldades ou suspeitarem de golpes, garantindo a proteção das relações de consumo neste período de grande volume de compras.
Veja mais no vídeo.