Durante a entrevista,a especialista destacou que não é saudável simplesmente “jogar fora” o ano de 2025, independentemente de as metas terem sido alcançadas ou não
O Programa A Voz do Povo desta terça-feira recebeu nos estúdios da Sorriso FM a psicóloga Milena Oliveira, convidada para conduzir uma reflexão profunda e necessária sobre a virada de ano e os impactos emocionais desse período na vida das pessoas.
Segundo ela, é fundamental olhar com atenção para o que deu certo, para o que não funcionou e para os motivos que levaram a determinados resultados, evitando a postura comum de ignorar ou “engolir” o ano que termina.
A psicóloga explicou que muitas pessoas tendem a evitar revisitar experiências que despertam emoções consideradas negativas, como tristeza, raiva ou frustração. No entanto, ressaltou que essas emoções não são, necessariamente, prejudiciais. Pelo contrário, muitas vezes elas funcionam como importantes sinais internos, capazes de impulsionar mudanças, amadurecimento e crescimento pessoal.
Milena reforçou que emoções difíceis podem ser grandes aliadas no processo de evolução, pois motivam ajustes de rota e ajudam a identificar o que precisa ser transformado. Por isso, antes de estabelecer novas metas para 2026, é essencial compreender o que ficou pendente em 2025, o que não foi possível realizar e também reconhecer as conquistas e experiências positivas.
A psicóloga pontuou ainda que planejar o novo ano é, sim, importante, especialmente para iniciar esse novo ciclo de 365 dias com motivação, propósito e clareza. Esse planejamento consciente contribui para conduzir a vida de forma mais segura, equilibrada e com foco na preservação da saúde mental.
Ao final, Milena Oliveira enfatizou que a virada de ano pode ser uma oportunidade valiosa de autoconhecimento, desde que seja encarada com reflexão, acolhimento das emoções e responsabilidade emocional, transformando o passado recente em aprendizado para um futuro mais saudável.
Veja a entrevista no vídeo.