A ação, realizada pelo Procon em parceria com a ANP, também vistoriou revendedoras de gás de cozinha, com foco na proteção do consumidor e na garantia de segurança e transparência nas vendas.
A Operação Verão está sendo realizada desde o último sábado (07) em todo o Brasil e também em Sorriso. A ação tem como foco a fiscalização de postos de combustíveis e revendedoras de gás de cozinha, visando garantir segurança, transparência e respeito ao consumidor.
Em Sorriso, o trabalho é desenvolvido pelo Procon Municipal em parceria com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).“Em Sorriso o Procon municipal tem termo de cooperação com a ANP. Foram recebidas seis ordens de serviço, três direcionadas para postos de combustíveis e outras três para revendedoras de GLP”, explicou Michel Ferreira, diretor executivo do Procon Sorriso.
Segundo ele, a ação tem como objetivo proteger o consumidor e preservar a economia local como um todo, assegurando que os estabelecimentos cumpram as normas técnicas e legais.
Irregularidades em postos de combustíveis
No sábado, as ordens de serviço foram cumpridas nos três postos fiscalizados. Em dois deles foram constatadas irregularidades.
Em um dos estabelecimentos, uma das bombas apresentou falha mecânica.
“Ela acabava sendo desligada antes que o valor total do combustível adquirido fosse ao tanque. Procedemos, sob orientação dos agentes da ANP, com o trancamento desta bomba para manutenção”, detalhou Michel Ferreira.
Em outro posto, foi identificado problema semelhante, porém o sistema foi substituído imediatamente, ainda durante a fiscalização.
Já no terceiro estabelecimento, aproximadamente 40 litros de óleo de motor estavam sendo comercializados fora do prazo de validade.
O diretor executivo fez um alerta tanto aos consumidores quanto aos fornecedores.
“Faço um alerta aos motoristas que, ao adquirirem estes produtos, peçam para ver a validade. E aos fornecedores, obviamente, que façam a verificação. Isso gera multa e foge do nosso poder. A aplicação é feita toda pelo órgão federal”, destacou.
Fiscalização nas revendedoras de gás
Nas distribuidoras de GLP (gás liquefeito de petróleo), as equipes verificaram a regularidade das licenças, a capacidade de armazenamento, a existência e correta distribuição de extintores de incêndio, o funcionamento das balanças, a exposição adequada de preços, bem como as formas de pagamento oferecidas ao consumidor.
A Operação Verão segue com fiscalizações em todo o país, reforçando o compromisso com a defesa do consumidor e a regularidade do mercado.