Sorriso recebe em maio o evento “Autismo em Foco” com três noites de debates, palestras e inclusão

Evento reunirá especialistas, familiares e pessoas autistas para discutir inclusão, direitos, diagnóstico e autonomia.

Entre os dias 25, 26 e 27 de maio de 2026, Sorriso sediará o evento “Autismo em Foco”, uma programação especial voltada à conscientização, informação e diálogo sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). As atividades ocorrerão das 19h às 22h40, no Auditório Farroupilha, no Centro de Eventos de Sorriso, reunindo profissionais da saúde, educação, direito, familiares e pessoas autistas.

A proposta do encontro é ampliar o debate sobre diagnóstico, inclusão, maternidade atípica, autonomia, direitos e representatividade no espectro, por meio de mesas redondas, palestras e espaços de interação com o público.

Na primeira noite, em 25 de maio, o tema será “Maternidade atípica e desenvolvimento na perspectiva das vivências maternas”. A abertura contará com apresentação teatral sobre inclusão de pessoas neurodivergentes, conduzida pelo professor Ney Miguins e crianças da instituição Mãezinha do Céu. Em seguida, uma mesa redonda reunirá mães e especialistas para discutir desafios, trajetórias e experiências relacionadas ao desenvolvimento atípico.

Já no dia 26 de maio, o foco será “Direitos, atualidades e representatividade no TEA”. A programação abordará garantias legais, inclusão social e a importância da presença de pessoas autistas em diferentes áreas profissionais e culturais. Entre os convidados estão o agrônomo Renato Donzelli, pessoa autista, e o psicólogo clínico Natanael Oliveira Silva.

Encerrando o evento, em 27 de maio, o público acompanhará uma mesa redonda integrativa com o tema “Diagnóstico, suporte e autonomia ao longo da vida”. O debate reunirá psicólogos, neurologistas e educadores para tratar de sinais iniciais, níveis de suporte, funcionalidade, inclusão escolar, desafios familiares e perspectivas para a vida adulta no espectro.

Durante as três noites também haverá coffee break, networking e espaço para perguntas, permitindo maior interação entre participantes e especialistas.

O “Autismo em Foco” busca fortalecer a conscientização social e promover conhecimento técnico e humano sobre o TEA, incentivando uma sociedade mais acolhedora, preparada e inclusiva.

Sobre o evento, o programa A Voz do Povo entrevistou nesta terça-feira (21) os psicólogos Tupyara Ikegaia e Matheus Henrique Mariani e a vereadora Silvana Perin, integrantes da comissão organizadora do evento.

Programa Estação Sicredi

Vídeo da notícia

Veja também

Nilton Mafra relembra os 20 anos do “Grito do Ipiranga” e diz que produtores vivem cenário semelhante

UBS do Jardim Itália é reinaugurada após reforma e ampliação em Sorriso

Integração entre Samu e Corpo de Bombeiros amplia atendimento pré-hospitalar em Mato Grosso

Idosa fica ferida após ataque de cachorro no Jardim Bela Vista, em Sorriso

Morte de criança por meningite bacteriana suspende aulas em escola municipal de Sinop

Câmara realiza sessão itinerante no Rota do Sol e convida população para participar