Indea-MT alerta sobre perigos de recebimento de pacotes de sementes não solicitadas oriundas da China

O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) alerta a população de Mato Grosso sobre pacotes de sementes não solicitados vindos da China que estão sendo endereçados a cidadãos comuns em pequenos pacotes atrelados à diversas compras realizadas como se fossem um brinde. Em alguns casos, até mesmo pessoas que não tenham solicitado qualquer mercadoria daquele país têm recebido estas embalagens.

Informamos que já foi reportado ao Indea-MT o ingresso desses materiais em solo mato-grossense. A orientação é que, no caso de recebimento de pacotes suspeitos, não sejam abertos e que os cidadãos mantenham as embalagens originais preservadas. Não plantem, manipulem, nem joguem no lixo o conteúdo e encaminhem imediatamente a embalagem (preferencialmente inviolada) à unidade do Indea-MT mais próxima ou ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que realizarão os procedimentos necessários.

Considerando que este material tem procedência e qualidade desconhecida, podendo ser um potencial veiculador de patógenos ou espécies de plantas daninhas exóticas e potenciais causadores de prejuízos econômicos à sanidade vegetal, o Indea-MT e o Mapa estão articulados conjuntamente, visando evitar a introdução e disseminação de pragas e realizarão o encaminhamento do material para análise no Laboratório Federal de Defesa Vegetal oficial.

Para mais orientações, o cidadão pode contatar a Coordenadoria de Defesa Sanitária Vegetal do Indea-MT pelo telefone (65)3613-6045, a Ouvidoria Setorial do Indea-MT (0800 647 9990 ou ouvidoria@indea.mt.gov.br) ou ainda as unidades locais do Indea-MT.

Veja também

Quase 850 mil pessoas foram afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul

Onda de calor se estende até sábado (04) e deve atingir 45 municípios de Mato Grosso

Clube Amigos da Terra avança no projeto de revitalização de nascentes do Rio Lira em Sorriso

Justiça determina limpeza de ferro-velho em Ipiranga do Norte para combate ao Aedes aegypti

MT avança na gestão apropriada de resíduos sólidos, aponta relatório da Sema

PRF de Sorriso apreende grande quantidade de madeira irregular em Guarantã do Norte