Sorriso: morador do Topázio encontra um tamanduá no quintal de casa

Um morador do bairro Residencial Topázio, em Sorriso gravou um vídeo mostrando um tamanduá que ele encontrou no quintal de sua residência.

Wellington Cássio relatou no vídeo que foi retirar umas folhas no quintal para fazer atividade com o filho e teve uma surpresa ao se deparar com o tamanduá. Aparentemente o animal estava bem, apenas um pouco assustado, mas sem apresentar ferimentos.

O morador relatou que ofereceu água para o animal, que estava com muita sede e depois ele próprio colocou o animal em uma caixa e o soltou em uma área de reserva. Logo o animal subiu em uma árvore.

A orientação nesses casos, para evitar acidentes, é acionar a equipe do Corpo de Bombeiros para que possam fazer a captura do animal e devolvê-lo ao seu habitat natural, em área de mata nativa.

Pelas características trata-se de um Tamanduá- Mirim

O corpo desse mamífero mede entre 87cm e 110 cm e ele pode pesar até 7kg. O pelo tem cor predominantemente amarelo, com duas manchas pretas dos ombros até a região posterior do corpo. O focinho é alongado e ele tem uma longa língua, assim como as garras.
Os tamanduás não têm dentes. Eles se alimentam basicamente de cupins, formigas, abelhas e mel. Esse bichinho pode ser encontrado em todas as regiões do Brasil e também na Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname, Guiana Francesa, Equador, Peru, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Argentina.

Confira o vídeo gravado pelo morador:

Imagem ilustrativa de um Tamanduá-mirim.

Veja também

Governo de Mato Grosso é premiado com projeto de Monitoramento da qualidade do ar

Usina em Colíder: medida tardia revela omissão e mantém alerta, aponta MPMT

Polícia Civil deflagra operação contra cooperativas envolvidas com extração ilegal de minérios em MT

Defesa Civil de Sorriso mantém alerta para chuvas e ventos fortes no mês de outubro

Projeto Cultivar promove desenvolvimento humano entre agricultores familiares em Sorriso

Sema apresenta iniciativas que promovem desenvolvimento econômico, conservação e inclusão social