Sorriso: morador do Topázio encontra um tamanduá no quintal de casa

Um morador do bairro Residencial Topázio, em Sorriso gravou um vídeo mostrando um tamanduá que ele encontrou no quintal de sua residência.

Wellington Cássio relatou no vídeo que foi retirar umas folhas no quintal para fazer atividade com o filho e teve uma surpresa ao se deparar com o tamanduá. Aparentemente o animal estava bem, apenas um pouco assustado, mas sem apresentar ferimentos.

O morador relatou que ofereceu água para o animal, que estava com muita sede e depois ele próprio colocou o animal em uma caixa e o soltou em uma área de reserva. Logo o animal subiu em uma árvore.

A orientação nesses casos, para evitar acidentes, é acionar a equipe do Corpo de Bombeiros para que possam fazer a captura do animal e devolvê-lo ao seu habitat natural, em área de mata nativa.

Pelas características trata-se de um Tamanduá- Mirim

O corpo desse mamífero mede entre 87cm e 110 cm e ele pode pesar até 7kg. O pelo tem cor predominantemente amarelo, com duas manchas pretas dos ombros até a região posterior do corpo. O focinho é alongado e ele tem uma longa língua, assim como as garras.
Os tamanduás não têm dentes. Eles se alimentam basicamente de cupins, formigas, abelhas e mel. Esse bichinho pode ser encontrado em todas as regiões do Brasil e também na Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname, Guiana Francesa, Equador, Peru, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Argentina.

Confira o vídeo gravado pelo morador:

Imagem ilustrativa de um Tamanduá-mirim.

Veja também

Clube Amigos da Terra avança no projeto de revitalização de nascentes do Rio Lira em Sorriso

Justiça determina limpeza de ferro-velho em Ipiranga do Norte para combate ao Aedes aegypti

MT avança na gestão apropriada de resíduos sólidos, aponta relatório da Sema

PRF de Sorriso apreende grande quantidade de madeira irregular em Guarantã do Norte

Governo do Estado estende período proibitivo de uso do fogo e intensifica combate aos incêndios florestais

Nova Ubiratã: mutirão aponta a produtores rurais facilidade para regularização ambiental com CAR Digital