Coleta seletiva porta a porta é ampliada

Além da questão ambiental, iniciativa garante melhores condições de trabalho para famílias de catadores

Mais sorrisenses  estão contando com o benefício da coleta seletiva de recicláveis porta a porta. O serviço, que teve início em dezembro do ano passado, no Residencial São Francisco, e foi ampliado em setembro para os bairros do setor 7 (Rota do Sol, Santa Clara I e II e Monte Líbano) e o Alphaville, foi  novamente estendido.

No sábado (5), a coleta começará a ser feita no Residencial Mário Raiter. Além das 1.272 famílias do  bairro, os moradores dos bairros Benjamin Raiser, Centro Sul, Centro Norte, Vila Romana, Village, Bom Jesus e Jardim das Acácias também estão contando com o benefício de terem os recicláveis coletados em casa uma vez por semana, perfazendo um total de 8.135 residências beneficiadas com a iniciativa.

São muitos os itens que podem ter outro destino além do lixo, trazendo renda para muitas famílias e garantindo um ambiente mais sustentável. Embalagens de plástico, papel, metal, isopor e também as tetra  pak (caixinhas de leite, suco ou achocolatado) devem ser limpas, acondicionadas no saco de ráfia distribuído pela Prefeitura e entregues para que voltem à indústria e tenham uma nova utilidade.

Para os sorrisenses que ainda não dispõe da coleta de recicláveis na porta de casa, também é possível contribuir para um mundo menos descartável. Basta levar os recicláveis (sempre limpos) em um dos três ecopontos que recebem este tipo de material na cidade, como o ecoponto localizado no bairro Vila Romana (Rua São Pedro), o ecoponto do Cemeis Caminhos do Saber (Jardim Primavera) e da Escola Municipal Flor do Amanhã (Bairro Industrial), assim como diretamente no Depósito Municipal de Entulhos e Galhadas (DMEG).

A responsável pela coleta seletiva no município, Lucyellen Garcia, explica que o serviço também será estendido para os condomínios, mas dentro de critérios específicos, respeitando a legislação vigente. “Alguns condomínios já aderiram ao processo, e outros ainda estão em processo de adaptação”.

Mesmo nos bairros que contam com a seletiva, os moradores devem ficar atentos para não colocar vidros para a coleta. Estes resíduos, sempre limpos, devem ser descartados exclusivamente nos ecopontos. Vale a recomendação para sejam acomodados de maneira a não provocar acidentes no momento da coleta.

“Além da questão ambiental, a coleta de resíduos para reaproveitamento também gera renda para muitas famílias, que agora podem recolher os materiais já separados, limpos e organizados, o que garante melhores condições de trabalho”, explica a coordenadora, reforçando que o DMMEG foi organizado e as famílias dos catadores também foram atendidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

Confira o cronograma da coleta de recicláveis em cada bairro:

Segunda-feira, a partir das 7 horas:

Rota do Sol

Terça-feira, a partir das 7 horas:

Benjamin Raiser

Santa Clara I e II

Monte Líbano I e II

Quarta-feira, a partir das 7 horas:

Alphaville

São Francisco

Village I e II

Santa Bárbara

Vila Romana

Quinta-feira, a partir das 7 horas:

Centro Norte

Jardim das Acácias

Sexta-feira, a partir das 7 horas:

Centro Sul

Bom Jesus

Sábado, a partir das 7 horas:

Residencial Mário Raiter

Coleta de resíduos orgânicos:

Também em setembro, no bairro Alphaville,  teve início o projeto-piloto de coleta de resíduos orgânicos para compostagem. De acordo com Lucyellen, o projeto está em fase de análise para que seja ampliado. “Já verificamos, por exemplo, que será necessário alterar a embalagem que vem sendo disponibilizada para a coleta, que atualmente é de papel, mas deve ser de plástico, para facilitar o descarte pelos munícipes”, adianta, informando que a embalagem será disponibilizada pela Prefeitura e deve ter uma cor específica, facilitando assim o processo.

Atualmente, a coleta do resíduo orgânico no Alphaville é feita às segundas, quartas e sextas-feiras, às 13 horas, por um caminhão específico. Podem ser descartados como resíduos orgânicos os restos de alimentos, erva-mate, saquinhos de chá e borra de café com filtro.

Veja também

Clube Amigos da Terra avança no projeto de revitalização de nascentes do Rio Lira em Sorriso

Justiça determina limpeza de ferro-velho em Ipiranga do Norte para combate ao Aedes aegypti

MT avança na gestão apropriada de resíduos sólidos, aponta relatório da Sema

PRF de Sorriso apreende grande quantidade de madeira irregular em Guarantã do Norte

Governo do Estado estende período proibitivo de uso do fogo e intensifica combate aos incêndios florestais

Nova Ubiratã: mutirão aponta a produtores rurais facilidade para regularização ambiental com CAR Digital