Temporal deixa 7 mortos em Santa Catarina

Ao menos sete pessoas morreram, sendo seis em Presidente Getúlio e uma em Ibirama, em Santa Catarina, durante a forte chuva que atingiu o estado a partir da noite de quarta-feira (16). O temporal provocou enxurrada, alagamentos e deslizamentos de terra em cidades do Vale do Itajaí.

Inicialmente, a Defesa Civil informou que eram 11 mortos e 20 desaparecidos. Depois, por volta das 10h20, a informação foi corrigida pelo órgão para sete mortos, com base no dado divulgado pelo Instituto Médico Legal (IML). O número de desaparecidos não foi confirmado.

Segundo a Defesa Civil estadual, mais cidades da região foram atingidas. No Vale do Itajaí, entre as cidades mais afetadas, estão também Aurora, Ascurra, Rio do Sul e Apiúna.

Também há estragos provocados pela chuva na Grande Florianópolis, em São José , Palhoça e Santo Amaro da Imperatriz, e no Oeste do estado.

Resumo

  • ao menos 7 mortos no Vale do Itajaí, sendo 6 em Presidente Getúlio e 1 em Ibirama
  • ao menos 9 cidades da região registraram alagamentos e deslizamentos
  • há desaparecidos; a estimativa é de cerca de 20 pessoas – não há balanço oficial
  • bombeiros receberam mais de 100 chamados por causa da chuva
  • em 12 horas choveu 121 milímetros, segundo o Cemaden

O acesso a Presidente Getúlio, que tem cerca de 17 mil habitantes e fica a cerca de 80 quilômetros de Blumenau, está bloqueado por causa de deslizamentos de terra.

Por volta de 11h não chovia mais na região, mas o acumulado de chuva em Presidente Getúlio, em 12 horas, foi de 121 milímetros, segundo o Centro de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden). O previsto para todo o mês de dezembro é de 153 milímetros, segundo a Defesa Civil. A previsão é de mais chuva nas próximas horas.

“O cenário é desolação, destruição, coisa jamais vista. Arrastou casas, muros. Árvores estão espalhadas, levou casa inteira. É um cenário muito preocupante”, disse o prefeito de Presidente Getúlio, Nelson Virtuoso (MDB).

O coronel Charles Alexandre Vieira, dos bombeiros, contou que as buscas aos desaparecidos se concentram em uma área próxima a um córrego. “Tinham casas do lado esquerdo do córrego, que foram levadas por uma enxurrada. Estamos fazendo buscas em meio à água, troncos e pedras”, disse em entrevista.

Segundo ele, as buscas se concentram próximo desse um córrego e há moradores na cidade isolados. Veículos com tração estão sendo usados pelas equipes dos bombeiros na região.

“O corpo de bombeiros militar de Santa Catarina está deslocando para o local com veículos tracionados, caminhões 4 X 4, para auxiliar na retirada das vítimas, das pessoas ilhadas, naquele local. Deslocamos também o nosso helicóptero Arcanjo para auxiliar também no resgate das vítimas. Existem muitas pessoas ilhadas, precisando de auxílio, precisando serem retiradas de locais que as estradas não existem mais”, disse o coronel Charles Alexandre Vieira.

Ele alertou ainda que o solo molhado oferece risco de deslizamentos. Os bombeiros que as pessoas procurem locais seguros e que, as que vivem fora das áreas de risco, não saiam de casa para se deslocar pela cidade.

Segundo a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), às 9h45, mais de 5,4 mil imóveis estavam sem energia no município, que tem 8,2 mil ligações de energia. A telefonia também não funciona na região. Abrigos foram abertos para receber as vítimas da chuva.

Veja também

PRF de Sorriso apreende grande quantidade de madeira irregular em Guarantã do Norte

Governo do Estado estende período proibitivo de uso do fogo e intensifica combate aos incêndios florestais

Nova Ubiratã: mutirão aponta a produtores rurais facilidade para regularização ambiental com CAR Digital

Coordenador do Eco Sorriso explica mudanças em horários de coleta de materiais recicláveis

Plataforma digital de monitoramento do Projeto “Chove-Chuva” é lançada em Sorriso

Mutirão em Nova Ubiratã começa nesta segunda-feira (08) com palestra sobre CAR Digital