Governo prorroga prazo de entrega da Guia de Informação e Apuração do ICMS dos microprodutores rurais

O Governo de Mato Grosso prorrogou por 60 dias a entrega da Guia de Informação e Apuração (GIA) do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), devida pelos microprodutores rurais. O prazo, que venceria nesta sexta-feira (26.02), foi alterado para o dia 30 de abril de 2021, considerando os impactos da pandemia da Covid-19 que ainda refletem no cotidiano desses contribuintes.

“Desde o início da pandemia o Governo se mostrou sensível às necessidades dos contribuintes de Mato Grosso. Por isso, estamos adotando mais uma vez medidas necessárias para que os contribuintes, nesse caso os microprodutores – possam cumprir com suas obrigações tributárias acessórias – como a entrega de documentos fiscais”, explica o secretário de Fazenda, Rogério Gallo.

Os microprodutores terão até o dia 30 de abril para apresentar a GIA-ICMS referente ao movimento das respectivas entradas e saídas do ano de 2020. A Guia de Informação e Apuração do ICMS é um documento eletrônico que deve ser entregue anualmente, mesmo que não tenha havido nenhuma operação no ano anterior.

A omissão ou atraso na entrega da GIA-ICMS é passível de aplicação de multa pecuniária e o contribuinte pode ter sua inscrição suspensa, enquanto perdurar a situação de irregularidade. Para evitar esse tipo de situação e oportunizar o cumprimento da exigência, o Executivo postergou o prazo por 60 dias.

A prorrogação foi publicada nesta sexta-feira (26.02), no Diário Oficial, por meio do Decreto nº 834. É importante ressaltar que a alteração é de caráter excepcional e abrange somente os microprodutores rurais.

Veja também

Zâmbia autoriza importação de milho brasileiro para aliviar crise alimentar

Mapa acata recomendação do MPF de não autorizar mudanças no vazio sanitário da soja

Brasil deve exportar 96 milhões de toneladas de soja em 2024, diz consultoria

Chuva pode causar transtornos em áreas produtoras de soja nos próximos dias

Produtores em MT estimam quebra na receita de quase 50% e medidas de socorro anunciadas pelo governo federal não são suficientes para conter crise

Nova Ubiratã: mutirão aponta a produtores rurais facilidade para regularização ambiental com CAR Digital