Representantes do projeto Repoflora visitam IFMT para conhecer local que será destinado à reprodução de alevinos

Representantes da Administração Municipal e do projeto Repoflora realizaram na manhã desta quinta-feira (04), uma visita técnica na Fazenda Experimental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Campus Sorriso, para conhecer o local onde será o laboratório de reprodução de alevinos. O Repoflora  é um projeto que tem como objetivo o repovoamento de peixes e o reflorestamento da mata ciliar dos rios de Sorriso.

Na oportunidade, servidores da instituição de ensino federal apresentaram projetos cuja implementação é esperada para o espaço, que atualmente sedia mais de 50 experimentos e que também serve como laboratório para atividades práticas dos cursos oferecidos gratuitamente pelo IFMT à comunidade.

O IFMT é uma das instituições parceiras do projeto, como destacou o vice-prefeito de Sorriso, Gerson Bicego. “Quero em nome do prefeito Ari Lafin e de todos os envolvidos neste importante projeto, agradecer à direção do IFMT por serem parceiros e se colocarem à disposição”, pontuou.

“O Campus Sorriso é uma semente que foi plantada por vocês, pela comunidade de Sorriso, e tem muito a crescer”, detalhou aos visitantes o diretor geral da unidade de ensino, prof. Claudir von Dentz, lembrando que a Fazenda Experimental do IFMT foi adquirida por meio de uma parceria entre o governo municipal e empresários locais, e que há um compromisso da instituição em utilizar a área, que hoje tem uma área total de 84,6 hectares, para ações que direta ou indiretamente trarão contribuições importantes para a comunidade. “A nossa missão é que isso aqui seja um centro de pesquisa na área de agropecuária para o Brasil e para o mundo”, acrescenta.

Os representantes do Repoflora acompanharam a apresentação do projeto esboçado para a implantação de uma área na fazenda destinada especificamente à piscicultura, e que servirá como como base para a criação de alevinos do projeto, além de atender a outras demandas relacionadas à formação de estudantes e ao desenvolvimento de tecnologias para essa área, visto que Sorriso se destaca nacionalmente na produção de peixes de água doce.

Para o coordenador da Casa dos Conselhos, Celso Marcon, que faz parte da comissão do projeto Repoflora, a visita teve o objetivo de conhecer melhor o local que será destinado à reprodução de alevinos, e afirmou que os investimentos para construção estão bem encaminhados. “Buscamos uma parceria com o Ministério Público e o Judiciário, que aprovaram a iniciativa, e que repassarão valores oriundos de acordos e multas, com o objetivo de contribuir na construção do laboratório de reprodução de alevinos”, destacou Marcon.

Também participaram da visita na Fazenda Experimental do IFMT, os secretários Milton Geller, de Obras e Serviços Públicos, Cláudio Oliveira, de Desenvolvimento Econômico, o coordenador do Núcleo Integrado de Fiscalização, Reinaldo Nunes, e o biólogo e voluntário do projeto, Enivaldo Golmini.

Veja também

Onda de calor se estende até sábado (04) e deve atingir 45 municípios de Mato Grosso

Clube Amigos da Terra avança no projeto de revitalização de nascentes do Rio Lira em Sorriso

Justiça determina limpeza de ferro-velho em Ipiranga do Norte para combate ao Aedes aegypti

MT avança na gestão apropriada de resíduos sólidos, aponta relatório da Sema

PRF de Sorriso apreende grande quantidade de madeira irregular em Guarantã do Norte

Governo do Estado estende período proibitivo de uso do fogo e intensifica combate aos incêndios florestais