Juízo da Segunda Vara Criminal de Sorriso condena homem a mais de 70 anos de prisão por estupro de enteado e duas filhas

O Juízo da Segunda Vara Criminal da Comarca de Sorriso condenou o réu Cícero Ribeiro dos Santos a 72 anos e 06 meses de prisão em regime fechado pela prática de crime de estupro de vulnerável praticado em desfavor de seu enteado e de suas duas filhas.

Segundo o que foi apurado na ação penal, testemunhas disseram que havia boatos que na cidade de Nova Xavantina o acusado haveria abusado sexualmente de pessoas próximas de sua família, o que não impediu que a mãe do menor P.H.S. se casasse com o réu e com ele tivesse duas filhas.

e ignorando todos os sinais, a mãe das 3 crianças junto com o réu se mudaram para a cidade de Sorriso há alguns anos atrás até que, em 2016 uma irmã da mãe das crianças veio visitar a família e percebeu que algo não estava certo, tanto no comportamento dos filhos, como no da sua irmã e do réu, principalmente, que chegou a flertá-la na oportunidade em que teve.

somado a isso, a tia visitante percebeu que o menor P.H.S. na época com 08 anos de idade, dava sinais de que não queria voltar a residir com o padrasto e a família do pai biológico, para a sorte das crianças, investigou mais a fundo, e através de indicação de um psicólogo, aconselhados por um advogado, foi feita uma sessão lúdica com a criança e descobriram que o menor P.H.S. era vítima não só de maus tratos, mas também de abuso sexual.

E não só ele, a criança relatou que enquanto a mãe saia para trabalhar, o padrasto e pai das irmãs de P. H.S., uma menina com 3 anos e a outra com 2 anos, também eram abusadas, durante o dia, pois o pais ficava em casa o dia todo.

o relatório psicossocial realizado com o menor P. H. S. fez com que o menor contasse que o padrasto por vezes lhe negava comida, por vezes colocava pimenta na comida e o obrigava a comer, não o deixava sair de asa ou se socializar com outras crianças, além de dar castigos severos e desproporcionais, tudo isso, em meio a abusos sexuais diários, sob ameaça de chicote e até um “nunchaku”, instrumento utilizado em artes marciais, para que a criança não contasse a ninguém.

Neste aspecto, do relatório extraiu-se que além dos maus tratos, postura excessivamente autoritária que o acusado dava ao menor, com castigos desproporcionais, tratamento digno de caracterização de cárcere privado, profunda falta de afeto e empatia, etc., P.H. teria dito que Cícero trancava por vezes a casa, mandava todos tirarem as roupas, dava “pinga” para todos, incluindo as crianças, e depois que todos ficavam embriagados, forçava todos a dançarem nus, em meio a material pornográfico espalhado pela casa, o que ocorreu por anos, em meio ao silencioso sofrimento das crianças como um filme de terror.

Vale ressaltar, que da sentença ainda cabe recurso e que o acusado foi considerado na sentença foragido da Justiça, estando em lugar incerto e não sabido, motivo pelo qual a sua prisão preventiva foi decretada, para que aguarde julgamento de eventual recurso preso.

Outro caso:

Justiça condena a mais de 28 anos homem de 63 anos acusado de estupro de vulnerável por abusar das netas

O juízo da Segunda Vara Criminal julgou mais um caso emblemático esta semana envolvendo estupro de vulnerável, e condenou Luiz G. da S. de 63 anos de idade, a uma pena de 28 anos e 09 meses em regime inicial fechado, por sido apurado na ação penal que o réu abusou sexualmente de suas netas, as crianças R. P. de S. e. A. P. de S., entre os anos de 2010 e 2013.

Conforme se verificou, o acusado aproveitava-se do fato de sua esposa não estar por vezes em casa, e fazia com que suas netas, que estavam sob sua guarda desde muito novas, tirassem a roupa e ficassem nuas em sua frente, enquanto as contemplava por longos minutos, sendo que chegou a tocar uma delas.

O magistrado ainda pontou que a Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) reafirmou jurisprudência segundo a qual o estupro de vulnerável, aquele praticado contra menor de 14 (quatorze) anos, ou pessoas que possuam algum outro tipo de vulnerabilidade, como uma doença ou deficiência mental, ocorre com a prática de qualquer ato libidinoso ofensivo à dignidade sexual da vítima, sendo prescindível, inclusive, o contato físico direto entre ela e o réu para a configuração do delito.

Considerou-se, assim, dispensável o contato físico, priorizando-se com isso a relação de causa e efeito entre o ato praticado pelo acusado, destinado à satisfação da própria lascívia, e o efetivo dano à dignidade sexual sofrido pela vítima, porque nesses casos, a ênfase recai no eventual transtorno psíquico que a conduta praticada enseja na vítima e na real ofensa à sua dignidade sexual.

Trata-se da chamada contemplação lasciva, sendo desta forma descabida a desclassificação do crime de estupro de vulnerável (art. 217-A do Código Penal – CP) para o crime de importunação sexual (art. 215-A do CP), uma vez que este é praticado sem violência ou grave ameaça, e aquele traz ínsito ao seu tipo penal a presunção absoluta de violência ou de grave ameaça.

Da sentença ainda cabe recurso, e o réu poderá recorrer em liberdade.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal