Campanha de vacinação contra a febre aftosa começa no sábado (01) em Mato Grosso

A etapa de maio da campanha de vacinação contra a febre aftosa em Mato Grosso inicia neste sábado (01.05). Mais de 31 milhões de cabeças de gado, entre bovinos e bubalinos, deverão ser vacinadas até o dia 31 de maio.

Os pecuaristas devem fazer a comunicação da vacinação ao Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea MT) até o dia 10 de junho.

“Esta é a principal etapa da campanha nacional de vacinação, pois todos os animais, de todas as idades, serão imunizados. Estamos há 25 anos sem registro da doença em Mato Grosso e Governo, pecuaristas e entidades seguem trabalhando para que tenhamos segurança sanitária neste setor que é tão importante para nossa economia”, diz César Miranda, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso.

Após a vacinação, os pecuaristas podem comunicar ao Indea MT via e-mail para as unidades locais do instituto (veja a lista dos endereços aqui) preenchendo o formulário disponível no site (clique aqui para acessar o formulário) encaminhando juntamente a cópia da Nota Fiscal da aquisição da vacina.

De acordo com o Coordenador de Defesa Sanitária Animal, Felipe Peixoto, “desde de 2005 as etapas têm alcançado índices de vacinação superiores a 99% de bovinos e bubalinos vacinados graças ao comprometimento e dedicação dos produtores rurais de Mato Grosso”.

O diretor técnico do Indea MT, Renan Tomazele, ressalta que “ pensando na biossegurança de todos envolvidos na etapa de vacinação deste ano, foram discutidas e implementadas estratégias e ações para o bom andamento de todo processo no Estado”.

Veja também

Governo de MT constrói 3 pontes sobre o Rio Teles Pires e abrirá novas rotas de trânsito

Clube Amigos da Terra avança no projeto de revitalização de nascentes do Rio Lira em Sorriso

Zâmbia autoriza importação de milho brasileiro para aliviar crise alimentar

Mapa acata recomendação do MPF de não autorizar mudanças no vazio sanitário da soja

Brasil deve exportar 96 milhões de toneladas de soja em 2024, diz consultoria

Chuva pode causar transtornos em áreas produtoras de soja nos próximos dias