Incêndios florestais provocam prejuízos à fauna e flora na região de Lucas do Rio Verde e Sorriso; uma ema morreu queimada

A fumaça presente no ar de  Lucas do Rio Verde e municípios vizinhos é apenas um dos prejuízos provocados pelas queimadas registradas esta semana. A fauna e flora também estão sofrendo danos provocados pelas chamas.

Imagens registradas pelos bombeiros envolvidos nas ações de combate mostram animais que não conseguiram fugir das labaredas. Uma ema que estava numa área da comunidade Morocó não resistiu e morreu.

O comandante do Corpo de Bombeiros de Lucas do Rio Verde, major Alex Queiroz, enumerou várias frentes de combate esta semana. Na terça-feira (17), os militares e a brigada mista atuaram para controlar e extinguir o fogo que destruiu a vegetação nas proximidades do lixão próximo a Fundação Rio Verde. “Demandou uma grande equipe nossa durante praticamente todo o dia, principalmente na parte da tarde”, disse o oficial militar.

Vários focos

Na quarta-feira, os combatentes atuaram em dois incêndios: uma nas imediações da MT 449, próximo a praça de pedágio, e na região da Comunidade Morocó, divisa entre Sorriso e Lucas do Rio Verde.

Veja também

Sema deflagra 127 operações contra crimes ambientais e aplica R$ 1,3 bilhão em multas no primeiro semestre de 2025

Sema aplica R$ 400 mil em multas por extração ilegal de minérios no norte de MT

Uso do fogo no Cerrado e na Amazônia está proibido a partir desta terça-feira (1º) em MT

Sema lança Sistema de Logística Reversa e estima alcançar mais de 200 mil empresas em MT

Sema lançará Sistema de Logística Reversa nesta segunda-feira (30)

Governo do Estado instala Sala de Situação em Poconé para combater incêndios no Pantanal