Nuvem de poeira cobre cidade de MT e assusta moradores

Moradores de Primavera do Leste (231 km ao Sul de Cuiabá) ficaram assustados com fenômeno registrado na tarde de quinta-feira (14). A cidade foi coberta por enorme nuvem de poeira, que escureceu o céu e só foi dissipada por forte chuva que se estendeu por horas.

Leia também -Motoristas devem ficar atentos à alteração do trânsito na Serra de São Vicente; BR-364

Segundo vídeo publicado pela moradora Julia Sartori, o céu começou a escurecer por volta das 13h. Ela filmou a nuvem avermelhada se aproximando do bairro em que mora. “Gente olha isso aqui perto de casa. Tudo escuro. Tudo vermelho de poeira. Está ficando cada vez pior”, narra.

A jornalista Mylena Petrucelli, que mora na cidade, contou que começou com uma ventania bem forte e logo a poeira cobriu a cidade. “Enquanto foi se formando o tempo de chuva, a poeira veio junto. Depois que vi a nuvem, passaram uns 10 a 15 minutos e choveu muito forte. Ficou chovendo até umas 21h”, conta a moradora.

Segundo ela, casas foram invadidas pela água carregada com poeira que se tornou lama nas residências.

“A sensação foi muito ruim, de medo, incerteza, insegurança e impotência. Nós sabemos dos impactos que o sistema de produção atual tem na natureza e ela está reagindo a isso. As consequências climáticas estão diante dos nossos olhos e não sabemos ao certo o que fazer”, afirma a jornalista.

Esse mês, o fenômeno foi registrado em várias cidades no interior de São Paulo. Ele é provocado pelo tempo seco e a falta de chuvas, uma vez que os detritos do solo são levados pelo vento e se agregam às nuvens.

O desmatamento contribui para isso, já que o solo fica descoberto e a terra não se agrega ás raízes nas plantas.
Não houve registro de danos provocados pelo temporal.

Veja também

5ª loja Martinello é inaugurada no centro de Sorriso

Rio Grande do Sul já registra 29 mortes por causa das chuvas e o número de desaparecidos chega a 60

Motoristas têm até 29 de maio para pagar IPVA 2024 com desconto de 10%

Porto Alegre fecha comportas de segurança para evitar inundação

Brasil registra mais de 244 mil empregos formais em março

Prefeitura e repartições municipais de Sorriso não terão expediente no feriado do Dia do Trabalhador