Prefeitura faz entrega de embalagens para coleta seletiva

A coleta seletiva porta-a-porta já é realidade na sua casa? Está sem a embalagem retornável para garantir a disposição dos resíduos de forma igualmente sustentável? Então, vamos lá: a equipe de educação ambiental que integra o programa Eco Sorriso está fazendo a entrega, bairro por bairro, dos sacos de ráfia usados para o armazenamento e disposição dos resíduos.

O programa, responsável por esta e outras ações é promovido pela Administração Municipal de Sorriso com foco na gestão sustentável de resíduos. O coordenador do programa, Diogo Martins, explica que é possível solicitar a embalagem pelo 150, o número da Central de Atendimento da Prefeitura, ou retirar diretamente na Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) ou no Paço Municipal.

A Semosp está localizada na Rua São José, 2094, no Bairro Industrial, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Já o Paço Municipal fica bem no centro da cidade, na Avenida Porto Alegre, 2525, com expediente de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

Como fazer o descarte de resíduos para a reciclagem?

Podem ser destinados à reciclagem os seguintes itens: embalagens de plástico, papel, papelão, metal (alumínio, ferro, cobre), sacos plásticos, isopor, embalagens tetra pak ( caixinhas de suco e leite). Todos os recicláveis devem estar livres de restos de alimentos. Vale enxáguar as embalagens de bebidas ou mesmo lavar com bucha e sabão aqueles que acondicionam gordura, como o pote de margarina, por exemplo. Sabe o vidro? Então, ele deve ser levado nos ecopontos ou diretamente ao DMEG.

Outra coisa: o saco de ráfia não é condição indispensável para disponibilizar os resíduos. É possível deixar os recicláveis, já limpinhos, em caixas de papelão ou mesmo nos sacos de lixo tradicionais. O importante é contribuir para dar uma nova vida ao que antes iria para o lixo.

Qual o calendário da coleta seletiva porta-a-porta?

Segunda-feira: Rota do Sol, Jardim Primavera, Jardim Bela Vista, Vitória Régia e Parque Universitário;

Terça-feira: Santa Clara I e II, Monte Líbano I e II, Benjamin Raiser, Jardim Amazônia e Jardim Itália;

Quarta-feira: São Francisco, Alphaville, Santa Bárbara, Village I e II, Villa Romana, Portal Kaiabi, e Jardim Tropical;

Quinta-feira: Centro Norte e Jardim das Acácias

Sexta-feira: Bom Jesus e Centro Sul;

Sábado: Residencial Mário Raiter.

Ah! É muito importante colocar os recicláveis bem cedinho na calçada, às 7h da matina. E o saco de ráfia é só para esta finalidade. Nada de usar a embalagem para outros fins, OK? Atitudes responsáveis são necessárias para ambientes sustentáveis!

Mais sobre o Eco Sorriso:

O Eco Sorriso, que nasceu em 2019 e segue ampliando suas ações no Município, conta atualmente com coleta seletiva de resíduos recicláveis porta a porta-a-porta; projeto-piloto de compostagem de resíduos orgânicos no bairro Alphaville; contêineres para a coleta de óleo de cozinha usado em todas as escolas e Cemeis da rede municipal de ensino e também em uma unidade da rede privada; ações de educação ambiental; seis ecopontos para a entrega de recicláveis; além da gestão do Depósito Municipal de Entulhos e Galhadas (DMEG).

Veja também

Quase 850 mil pessoas foram afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul

Onda de calor se estende até sábado (04) e deve atingir 45 municípios de Mato Grosso

Clube Amigos da Terra avança no projeto de revitalização de nascentes do Rio Lira em Sorriso

Justiça determina limpeza de ferro-velho em Ipiranga do Norte para combate ao Aedes aegypti

MT avança na gestão apropriada de resíduos sólidos, aponta relatório da Sema

PRF de Sorriso apreende grande quantidade de madeira irregular em Guarantã do Norte