Estão abertas as inscrições para o I Dia de Campo Agroecológico de Sorriso

Continuam abertas as inscrições para o “I Dia de Campo Agroecológico de Sorriso”. Para se inscrever, é só clicar no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeLl7tvJLJ2OR3y97HyqETdKbTW3uVXhvuGX5GgeywQTWgWYg/viewform. A inscrição é gratuita. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA).

Durante toda a manhã do dia 25, das 7 às 12 horas produtores, profissionais, estudantes e demais interessados na cadeia produtiva agroecológica poderão participar de um circuito técnico com quatro estações.

Na Estação 01 os participantes irão conhecer “O sistema que integra produção de peixes e hortaliças”; na estação 02 o tema é “Criação de tilápias revertidas sexualmente”. Estação 03 abordará “Sistemas Agroflorestais” e a Estação 04 “Pastagem para produção de aves em sistema caipira”. Em todas as estações haverá demonstração dos processos produtivos e das principais práticas de manejo.

E o local que agregará tudo isso é uma propriedade agroecológica e rentável: o lote 15 do Assentamento Casulo em que as mãos da produtora rural Marecilda Ludwig Carvalho tratam plantas e animais visando a sustentabilidade e a qualidade do alimento produzido.

O secretário-adjunto da SAMA, Márcio Kuhn, pontua que o dia de campo é uma forma de pensar na agroecologia e na agricultura familiar como políticas de segurança alimentares. “E também de investirmos no coletivo, ampliando a produção e o número de agricultores voltados para a produção agroecológica. Buscamos contemplar vários itens complementares: o peixe e a hortaliça; como produzir dentro do sistema agroflorestal e também iremos discutir a produção de aves caipiras nesse encontro”, explica.

Já o gestor da pasta, Marcelo Lincoln, complementa que o Município está atento e busca formas de implementar a agricultura em todas as esferas, junto a grandes, médios e pequenos produtores. “Nos alegra poder que a Capital do Agro tem agricultura familiar e que todos os setores buscam a sustentabilidade”, finaliza.

Veja também

Quase 850 mil pessoas foram afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul

Onda de calor se estende até sábado (04) e deve atingir 45 municípios de Mato Grosso

Clube Amigos da Terra avança no projeto de revitalização de nascentes do Rio Lira em Sorriso

Justiça determina limpeza de ferro-velho em Ipiranga do Norte para combate ao Aedes aegypti

MT avança na gestão apropriada de resíduos sólidos, aponta relatório da Sema

PRF de Sorriso apreende grande quantidade de madeira irregular em Guarantã do Norte