Cidade de MT decreta estado de calamidade devido a estragos provocados pelas chuvas

O prefeito de Diamantino, Manoel Loureiro Neto (MDB), declarou situação de calamidade pública após os transtornos causados pela forte chuva que caiu na quinta-feira (17) no Município.

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o volume das chuvas em Diamantino apenas ontem chegou a 283 milímetros. Para se ter uma ideia, esse número é superior à média esperada para todo o mês de fevereiro em Cuiabá, que é de 220 milímetros.

O decreto será apreciado pelos poderes legislativos municipal e estadual para que seja liberada a utilização de recursos no atendimento às vítimas e reconstrução da infraestrutura.

De acordo com o documento, fica autorizada toda a mobilização dos órgãos municipais para atuar sob as orientações da Secretaria de Infraestrutura nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução.

O gestor informou que as principais regiões atingidas foram dos bairros da Ponte e Progresso, onde foram identificados estragos em residências de famílias que perderam móveis, eletrodomésticos, roupas, alimentos e documentos.

A enxurrada também causou prejuízo de ordem pública, destruindo a cabeceira de uma ponte sobre o Ribeirão do Ouro na Rua Rui Barbosa, entre os bairros Jardim Eldorado e Conceição. O local permanece interditado.

A ponte que faz a ligação entre o Ribeirão do Ouro e o Rio Diamantino também sofreu danos e, de acordo com a Prefeitura, ficou com a estrutura da passarela de ferro retorcida. Outras pontes da zona rural também estão interditadas.

Devido ao grande volume de água, os rios Diamantino, Ribeirão do Ouro e os afluentes do Rio Paraguai transbordaram, inundando as ruas do Município. Vídeos gravados por moradores mostram a força da enxurrada.

A Energisa informou que após as chuvas 25 unidades consumidoras ficaram sem energia. As equipes de plantão ainda estão no local para reestabelecer o funcionamento dos locais.

 

Previsão

O Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) indica que as chuvas devem continuar nos próximos dias em Diamantino.

Já nesta sexta-feira (18) é esperado que chova durante todo o dia. A previsão aponta 90% de chance de precipitação.

O sábado (19) e o domingo (20) também serão de chuva, com 60% e 70% de probabibilidade de precipitação.

 

Veja também

Clube Amigos da Terra avança no projeto de revitalização de nascentes do Rio Lira em Sorriso

Justiça determina limpeza de ferro-velho em Ipiranga do Norte para combate ao Aedes aegypti

MT avança na gestão apropriada de resíduos sólidos, aponta relatório da Sema

PRF de Sorriso apreende grande quantidade de madeira irregular em Guarantã do Norte

Governo do Estado estende período proibitivo de uso do fogo e intensifica combate aos incêndios florestais

Nova Ubiratã: mutirão aponta a produtores rurais facilidade para regularização ambiental com CAR Digital