Rombo na Prefeitura de Sorriso pode ter sido bem maior; secretários foram traídos, diz Ari Lafin

Os números finais ainda estão longe de serem conhecidos, mas a fraude envolvendo pagamentos em duplicidade de procedimentos médicos pode ter causado prejuízo superior a um milhão de reais. O outro caso, dos funcionários fantasmas, já se sabe que levou mais de meio milhão de reais dos cofres públicos.

Nesta quarta-feira (25-05), o Prefeito Ari Lafin, acompanhado do vice-prefeito Gerson e dos secretários de Cidades Ednilson de Oliveira e da Saúde Luiz Fabio Marchioro, esteve na Promotoria de Justiça. Na oportunidade ele protocolou documentos e relatou fatos apurados desde o último final de semana no que diz respeito a situações de desvio de recursos públicos na Prefeitura de Sorriso.

O prefeito disse que apresentou ao MP o caso dos funcionários fantasmas da Cooperativa Cooper Vale que presta serviços ao município e o caso da Secretaria Municipal de Saúde onde foram detectados pagamentos em duplicidade na área de saúde, a partir do pagamento de liminares da Justiça.

Em coletiva à imprensa, ele afirmou que já abriu investigações internas e tomou outras providências. “Independente disto, sabemos que é um fato muito grave e precisamos de ajuda das forças voltadas ao combate ao crime. Estou bastante preocupado com esta situação. Já afastamos servidores nos dois casos e entregamos ao Ministério Público. Não tenho noção da proporção do que está acontecendo em termos de desvio de verbas públicas e que poderá talvez não ficar só no município de sorriso”, disse ele, sugerindo que o golpe nos cofres da saúde poderia estar sendo aplicado ser orquestrado também em outras cidades.

Segundo Ari Lafin, foi a própria tesouraria da Prefeitura que verificou que havia algo errado. O gestor também descartou que houvesse envolvimento da servidora que antes respondia pelo setor. “Pela seriedade da servidora anterior acreditamos que não houve envolvimento. A nova funcionária do setor, com muita atenção verificou e chamou o secretário apontando que algo havia errado. A promotoria deve abrir oitivas agora e chamar servidores e secretários e inclusive eu estou aberto e sou o maior interessado para que tudo isso possa ser esclarecido”.

Ele também alertou o funcionalismo público: “Fica o recado a todos os servidores do município de Sorriso: não façam isso, porque se fizerem vamos verificar e estancar qualquer tipo de corrupção”.

Traição

A princípio foi observado que algumas situações ocorriam há pelo menos três anos. Indagado sobre isso, o prefeito alegou que os secretários foram traídos em sua confiança. “Na secretaria de Cidades, estes seis servidores estavam sendo fiscalizados. O Ednilson [Secretário de Cidades] confiava plenamente no fiscal. Na Secretaria de Saúde, o Luiz Fábio também tinha plena confiança na equipe jurídica dele que sempre fazia os pagamentos dos processos. Confiança deve ser estabelecida e traições infelizmente acontecem. Aconteceu uma traição muito forte”.

 

Veja também

Redução de R$ 0,14 no preço da gasolina deve chegar aos postos de Mato Grosso

Guarantã do Norte: Corpo de Bombeiros localiza corpo de vítima após queda de carro em rio

Enamed reforça a importância de fiscalizar cursos

Agências do INSS estarão fechadas de quarta(28) a sexta(30) desta semana

Fies 2026:inscrições para seleção começam dia 03 de fevereiro

Pequenas empresas tem prazo até dia 30 de janeiro para renegociar dívidas com a União