PF interrompe atividades de 15 caminhões com madeira ilegal em operação em Mato Grosso

A Polícia Federal, em ação conjunta com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, interrompeu, hoje de madrugada, as atividades de 15 caminhões carregados de madeira, três tratores e três motos na terra indígena Aripuanã, na região da aldeia Taquaral, no âmbito da operação contínua Onipresente. As forças de segurança estão atuando na ação desde o início de junho, na repressão da extração de madeira e garimpos clandestinos em terras indígenas.

Esta é uma área extensa de desmatamento com estradas que vão de Aripuanã até Rondônia, dentro da terra indígena. Calcula-se que todos os dias saem dessa região de desmatamento pelo menos 10 caminhões carregados de toras de alto valor. Pela grande extensão a ser fiscalizada, as equipes conseguiram apenas hoje realizar o equivalente a 10 dias de trabalho.

Em dias anteriores, as equipes atuaram num garimpo no rio Roosevelt, onde foram inutilizadas seis balsas, um caminhão e três motos, em outro garimpo na terra indígena Aripuanã no ponto do Tamari, com inutilização de seis motores e uma pá carregadeira, bem como nas terras indígenas Kayabi, Kaiapó, Zoró, e Parque Nacional do Xingu.

Este ano já foi realizada uma operação na mesma localidade que havia desmantelado o garimpo e agora, a ação reprimiu a tentativa do retorno da atividade garimpeira. Esse ponto também foi alvo da operação Ato Reflexo que resultou na prisão de um servidor da Fundação Nacional do Índio e um cacique que recebia 20% de todo ouro extraído da terra indígena.

A escolha das localidades fiscalizadas foi feita através de monitoramento via satélite no sistema Planet que é capaz de detectar desmatamentos em áreas tão pequenas quanto um quintal de uma casa. Dessa forma, foi possível uma ação assertiva e eficiente.

Onipresente é uma operação contínua na qual atuam em conjunto a Polícia Federal e Ibama pertencente ao programa Guardiões do Bioma, do governo Federal.

 

 

 (fotos: assessoria)

Veja também

Onda de calor se estende até sábado (04) e deve atingir 45 municípios de Mato Grosso

Clube Amigos da Terra avança no projeto de revitalização de nascentes do Rio Lira em Sorriso

Justiça determina limpeza de ferro-velho em Ipiranga do Norte para combate ao Aedes aegypti

MT avança na gestão apropriada de resíduos sólidos, aponta relatório da Sema

PRF de Sorriso apreende grande quantidade de madeira irregular em Guarantã do Norte

Governo do Estado estende período proibitivo de uso do fogo e intensifica combate aos incêndios florestais