Caso João Ventura: Gestão foi alertada após primeiro pagamento por cirurgia não realizada

O Promotor de Justiça Dr. Márcio Florestan ingressou no último dia 27 de julho com ação na 4ª Vara Cível de Sorriso pedindo que o Município e o Estado devolvam recursos repassados para a cirurgia do paciente João Ventura, que ainda não foi atendido em seu pedido.

Na ação o promotor lembrou que o município havia sido oficiado para devolver aos cofres da conta única da justiça o valor de R$ 118 mil reais repassados para a cirurgia autorizada ao paciente, mas não realizada. O dinheiro já havia sido liberado, e mesmo assim foi pedido mais um montante superior a 65 mil reais por outro profissional de saúde para o mesmo procedimento.

Em setembro de 2020 o município foi notificado pelo Juiz Dr. Valter Simioni, conforme documentos em anexo, para devolver os 118 mil reais e alertado de que valores referentes à procedimentos só deveriam ser pagos após a realização dos mesmos.

Diante dos fatos, citando inclusive matéria publicada pelo R9News onde são apontados 20 pagamentos efetuados usando o processo e o nome do senhor João Ventura, o promotor pede:

  1. seja reiterada a determinação judicial para que o Município de Sorriso restitua imediatamente o valor de R$ 118 mil reais para a conta única do Poder Judiciário, postulando o MP a intimação pessoal do Prefeito e do Secretário Municipal de Saúde para que cumpram a determinação judicial de restituição do referido valor, sob pena de multa pela prática de ato atentatório à dignidade da justiça (art. 77, parágrafo 2º, do CPC) e de responsabilização por crime de desobediência;
  2. o encaminhamento dos autos ao CEJUSC Saúde da Comarca de Várzea Grande, a fim de que seja tentado acordo com o Estado de Mato Grosso, visando acordar a oferta da cirurgia prestação de saúde de que necessita o paciente supramencionado, bem como para que, caso a cirurgia não seja oferecida pelo paciente por meio do SUS, seja diligenciada a obtenção de orçamentos da referida cirurgia na rede privada.

(Colaborou Ivan Oliveira – TV Cidade Verde Sorriso).

galeria de imagens

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal