A Voz do Povo: multa para quem jogar águas de pia ou máquina de lavar na rua é superior a R$ 2.800,00 (vídeo)

Para falar sobre o tema, o programa A Voz do Povo recebeu nesta sexta-feira (19-08), o coordenador do NIF, Reinaldo Nunes, o coordenador da Vigilância Sanitária Samuel Santos e o coordenador do PROCON, Robson Moura.

Ao longo das últimas semanas, o programa tem recebido muitas reclamações sobre o despejo de águas de lavação de roupas ou louças nas ruas.

O coordenador do NIF explicou: “Estas águas são classificadas como águas servidas. Não é de esgoto, ainda que já nos deparamos também com águas de esgotos escorrendo pelas ruas. É uma prática proibida pelos códigos de posturas e código sanitário, porque estas águas expõe as pessoas a alguns patógenos podendo provocar doenças e costuma servir para proliferação e vetores. Então é terminantemente proibido por lei e estamos combatendo com notificações e multas”.

Recentemente a Câmara autorizou a abertura de fossas nas calçadas, que precisam ter critérios. “Ela tem que ter critérios técnicos. Precisa ter um projeto desta fossa. Tudo isso vai ser resolvido com a implantação da rede de esgoto”, disse Reinaldo.

A vigilância Sanitária, segundo o coordenador, tem atuado mais com a fiscalização de estabelecimentos comerciais. “Mas, podemos fiscalizar também”, disse.

De acordo com as autoridades, a primeira ação é de notificação e decorrido o prazo para adequação são aplicadas as multas.

O coordenador do PROCON destacou que no caso das reclamações de cobrança de taxa de esgoto onde o serviço não é ofertado, devem ser levadas ao órgão.

Vídeo da notícia

Veja também

Casa do Mel inaugura neste sábado em frente à Praça da Juventude

Feijoada das Mães beneficente: ajude o pequeno Daniel a enxergar o futuro

Sorriso: PM prende suspeito por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo no bairro Jardim Carolina

Sorriso enfrenta aumento preocupante de casos de dengue e Chikungunya

Ministério Público recorre contra prisão domiciliar de mãe de vítima de estupro em Sorriso

Sorriso: policiais rodoviários de Sorriso e outras quatro cidades iniciam testes com câmeras corporais