Cartório Eleitoral alerta para propagandas irregulares durante campanha (vídeo)

Valdinei Rondon, Chefe do Cartório Eleitoral de Sorriso sobre a situação em entrevista ao programa A Voz do Rádio. “No comércio de forma nenhuma deve ser propagada propaganda eleitoral. Isso está na legislação e acreditamos que todos tenham conhecimento. Acaba vindo a denúncia e provoca a ação da Justiça Eleitoral que no seu poder de polícia solicita que aquele comerciante retire a propaganda”, explicou.

Valdinei lembrou que a propaganda irregular pode prejudicar os próprios candidatos.

Ele também explicou que o som volante de rua é restrito a comícios e passeatas ou carretas com o candidato. “Tem que ter cuidado porque não pode ser usado em locais públicos onde não esteja o candidato. Ele não está em comício, então não tem porque estar com o veículo parado em algum local colocando informações a seu respeito”, disse Valdinei.

Denúncias devem ser feitas via aplicativos da Justiça Eleitoral ou diretamente no cartório, mas não podem ser anônimas.

A distribuição de brindes ou dinheiro em troca de votos ou de promessa de votos é crime. “Infelizmente, ainda passamos por isso. Aí a culpa é de toda a sociedade. Se um candidato vai apresentar trabalho a pessoa pede tijolos, cimento ou dinheirinho. Compra de votos é crime, então é importante que as pessoas evitem. Falamos muito no combate à corrupção, mas se nós como sociedade não mudarmos, não conseguiremos mudar os candidatos, porque eles saem da nossa sociedade”, destaca Valdinei.

Outro alerta importante diz respeito ao horário no dia da eleição. Neste ano, as urnas em Mato Grosso abrem as 7 horas da manhã e fecham as 16 horas.

Confira a íntegra da matéria.

Vídeo da notícia

Veja também

Casa do Mel inaugura neste sábado em frente à Praça da Juventude

Feijoada das Mães beneficente: ajude o pequeno Daniel a enxergar o futuro

Sorriso: PM prende suspeito por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo no bairro Jardim Carolina

Sorriso enfrenta aumento preocupante de casos de dengue e Chikungunya

Ministério Público recorre contra prisão domiciliar de mãe de vítima de estupro em Sorriso

Sorriso: policiais rodoviários de Sorriso e outras quatro cidades iniciam testes com câmeras corporais