Filhote de onça-pintada recebe cuidados no Hospital Veterinário da UFMT em Sinop (MT)

Um filhote de onça-pintada está sob os cuidados do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Sinop, a 503 km de Cuiabá, desde que foi encontrado em uma propriedade privada, perto de uma usina hidrelétrica – área atingida por incêndios, recentemente.

Segundo a médica veterinária Elaine Dione Venega da Conceição, o felino foi encontrado sozinho e estava bastante fraco. A suspeita é de que as queimadas tenham levado à separação dele e da mãe.

Agora, passa por tratamento psicoemocional e o estado clínico é considerado estável. Ele passará por avaliações e exames.

“O filhote está recebendo tratamento de suporte e manejo adequado para o possível encaminhamento a um programa de reabilitação e soltura na área de origem, com o devido suporte por tratar-se de uma espécie ameaçada”, explica ela, que é docente e responsável pelo serviço de anestesiologia da instituição de ensino.

A onça, que ainda não teve o sexo identificado e, por isso, ainda não recebeu um nome, foi encontrada no dia 17 de agosto. Ao avistar o bicho, o proprietário o isolou em um cômodo dentro da casa e comunicou a equipe técnica da usina.

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT) também foi acionada e recorreu à equipe da UFMT para resgatar o animal.

Veja também

Quase 850 mil pessoas foram afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul

Onda de calor se estende até sábado (04) e deve atingir 45 municípios de Mato Grosso

Clube Amigos da Terra avança no projeto de revitalização de nascentes do Rio Lira em Sorriso

Justiça determina limpeza de ferro-velho em Ipiranga do Norte para combate ao Aedes aegypti

MT avança na gestão apropriada de resíduos sólidos, aponta relatório da Sema

PRF de Sorriso apreende grande quantidade de madeira irregular em Guarantã do Norte