Balanço do TSE de 17h45 mostra que 3.871 urnas foram trocadas neste domingo

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou balanço parcial que mostra que neste domingo (30) 3.871 urnas eletrônicas foram substituídas nas zonas eleitorais de todo o país. O balanço reúne ocorrências registradas até 17h45.

Esse número corresponde a 0,72% do total de urnas eletrônicas disponibilizadas para a votação. Neste ano, são 472.075 urnas de votação e 64.918 urnas de contingência.

O balanço mais atualizado do TSE apontou ainda que apenas uma seção eleitoral no país, de um município de Santa Catarina, precisou recorrer ao sistema de votação manual.

Segundo turno

A votação, que começou às 8h, terminou às 17h (horário de Brasília) deste domingo. Neste segundo turno das eleições, os brasileiros escolhem candidatos para presidente da República e doze estados também vão escolher seus governadores.

Mais da metade do eleitorado é composta por mulheres: 82,3 milhões (53%). Os homens são 74 milhões (47%). Outras 36,7 mil pessoas não informaram o gênero. No total, 37.637 eleitores transexuais e travestis solicitaram a inclusão do nome social no título.

O voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos (é facultativo para quem tem entre 16 e 18, para os maiores de 70 e para os analfabetos). Quem não puder comparecer, poderá justificar a ausência em qualquer local de votação.

O resultado começou a ser divulgado ao final da votação, a partir das 17h, em Brasília – veja a cobertura do segundo turno das eleições em tempo real.

A contagem dos votos no Brasil acontece em velocidade diferente nos estados principalmente por questões de infraestrutura de telecomunicação, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Historicamente, o Distrito Federal e estados do Sul e do Sudeste terminam a apuração antes, enquanto Norte e Nordeste demoram mais para finalizar.

Veja também

Advogada orienta passageiros sobre direitos em casos de atrasos, cancelamentos e problemas com bagagens

Secretaria de Cultura apresenta programação do Palco de Natal, que segue todas as noites até 25 de dezembro na Praça da Juventude

Secretário Odimar Bianchin faz balanço e afirma: 2025 foi um ano histórico para o esporte em Sorriso

Ótica Dilane lança cenário especial de Natal e convida para visitar a “Casinha do Papai Noel”

Sorriso abre Natal Luz 2025 com desfile, entrega da chave da cidade e programação diária

Governo de MT cria Gabinete de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres