Senado decide situação de Selma hoje; relator votou pela cassação

A Mesa Diretora do Senado vota nesta quarta-feira (15) o relatório que confirma a perda de mandato da senadora cassada Selma Arruda (Podemos). O item que trata da cassação da senadora de Mato Grosso por caixa 2 e abuso de poder econômico será o último item de pauta da reunião que será realizada de maneira remota. O relator do caso, senador Eduardo Gomes (MDBTO), votou pela cassação determinada pela justiça eleitoral do Estado e confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em dezembro do ano passado.

Gomes rejeitou os argumentos dos advogados de Selma e do defensor dativo que solicitaram que a perda de mandato só deveria ocorrer após trânsito em julgado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Supremo Tribunal Federal (STF).

Caso rejeitem a cassação do Tribunal Superior Eleitoral por caixa 2 e abuso de poder econômico, abriria um caso inédito na República, já que nunca o Senado ou a Câmara dos Deputados não cumpriram uma decisão judicial.

Veja também

Em entrevista na Sorriso FM, Mauro Mendes destaca investimentos em educação e infraestrutura

Defesa de prefeito de Sorriso se manifesta sobre terceira fase da Operação Rustius

Polícia Federal cumpre mandado em nova fase de operação sobre financiamento irregular de campanha em Sorriso

Cresce percentual de mulheres que relatam medo de ser estupradas

Prefeitos reagem a projetos no Congresso que ampliam gastos sem fonte de custeio

Projeto de lei que institui Estatuto dos Cães e Gatos prevê penas para quem maltratar animais