Sorriso recebe da Secretaria de Saúde de MT alerta sobre cenário epidemiológico

Nesta 4a-feira (29-03) enquanto falava em entrevista ao vivo no programa A Voz do Povo, o secretário de saúde do município Luiz Fábio Marchioro recebeu o comunicado da secretaria.

Segundo ele, a nota ajuda a compreender o que está acontecendo também em Sorriso, no que diz respeito à superlotação de unidades de saúde com casos vários de síndromes febris.

O alerta emergencial emitido neste dia 28 de março sobre o atual cenário epidemiológico no estado, pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso destaca que há um exponencial aumento dos casos de síndromes febris, incluindo dengue, dengue grave e/ou com complicações, zika e chikungunya, além de síndromes respiratórias agudas graves, como a influenza, a COVID-19 e os pneumovírus circulantes.

O alerta também destaca a superlotação de leitos pediátricos de UTI e a sobrecarga geral da rede de atenção, resultando em fila para regulação e urgência de atendimento.

A Secretaria solicita que as Secretarias Municipais de Saúde e os Escritórios Regionais de Saúde tomem providências imediatas para enfrentar a situação, incluindo a inclusão imediata dos casos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), para orientar as ações de controle vetorial e a organização dos serviços de saúde para acompanhamento dos pacientes.

O secretário de Saúde de Sorriso, Luis Fábio Marchioro, destaca que o município vem implantando medidas para ampliar o atendimento há mais de 20 dias, como a abertura de uma extensão da UPA à noite, a Upinha durante todo o fim de semana e o atendimento noturno no PSF Santa Clara.

No dia 28 de março, os serviços de plantão da saúde municipal registraram 691 atendimentos em 24 horas. Marchioro destaca que a maioria desses atendimentos foi de pacientes com os sintomas descritos no alerta do estado.

Nesta terça-feira, dia 29, a UPA de Sorriso tem 13 pacientes aguardando vaga para atendimento de alta complexidade em hospitais regionais, sendo três crianças. No entanto, Marchioro ressalta que, no momento, não há ninguém aguardando vaga de UTI.

O gestor pede compreensão da população e reforça que, mesmo com o aumento do número de pacientes atendidos, todos receberão atendimento médico.

Veja mais no vídeo.

Vídeo da notícia

Veja também

Casa do Mel inaugura neste sábado em frente à Praça da Juventude

Feijoada das Mães beneficente: ajude o pequeno Daniel a enxergar o futuro

Sorriso: PM prende suspeito por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo no bairro Jardim Carolina

Sorriso enfrenta aumento preocupante de casos de dengue e Chikungunya

Ministério Público recorre contra prisão domiciliar de mãe de vítima de estupro em Sorriso

Sorriso: policiais rodoviários de Sorriso e outras quatro cidades iniciam testes com câmeras corporais