Sancionada lei que garante assentos na primeira fileira e mais tempo nas provas para alunos com TDAH

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), sancionou na última terça-feira (18) o projeto de lei que estabelece que alunos com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) devem ter assentos na primeira fileira na sala de aula em escolas públicas e privadas, assim como mais tempo de prova. A medida foi proposta pelo deputado estadual Dr. João (MDB) e já está em vigor.

De acordo com o autor da proposta, a medida leva em conta as dificuldades de concentração dos alunos por causa do impacto que os sintomas têm sobre o desempenho deles durante as atividades. Com o objetivo de garantir melhores condições para o aprendizado desses estudantes, a lei estabelece que eles devem ocupar assentos na primeira fileira da sala de aula, facilitando o acompanhamento das atividades e das explicações do professor.

Além disso, a proposta garante aos alunos com TDAH mais tempo para realização de provas e outras atividades escolares, permitindo que eles possam concluir as tarefas com mais tranquilidade e sem prejudicar seu desempenho acadêmico.

Embora a lei não estipule um prazo para que as escolas adotem a mudança, ela passou a valer com peso de lei assim que foi sancionada pelo governador e publicada no Diário Oficial do estado. A medida é uma importante conquista para os alunos com TDAH e suas famílias, garantindo mais inclusão e oportunidades para esses estudantes nas escolas de Mato Grosso.

Veja também

IFMT Sorriso abre inscrições para concurso público e anuncia novos cursos noturnos a partir de 2026

Carro pega fogo no Jardim Aurora e mobiliza Corpo de Bombeiros em Sorriso

Sala do Empreendedor de Sorriso promove Semana de Regularização do Simples Nacional

Dois jovens ficam gravemente feridos após colisão entre carro e moto

Autor de feminicídio em Lucas do Rio Verde é preso pela Polícia Civil

A Voz do Povo recebe Padre Valdivino para reflexão sobre o Dia de Finados