Operação Canguçu registra novo confronto e contabiliza 16 mortos e cinco presos

Novo confronto entre policiais militares e criminosos ocorreu na noite desta segunda-feira (8) em Pium, no Tocantins. Durante a ação, um suspeito foi baleado e levado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos. Com este episódio, a Operação Canguçu já contabiliza 16 mortos e cinco presos, sendo dois deles encontrados no cerco policial na zona rural do Tocantins e os outros três suspeitos de ajudarem no planejamento logístico foram encontrados em Redenção (PA) e em Araguaína (TO).

A busca pelos criminosos teve início no dia 10 de abril, depois que os mesmos fugiram de uma tentativa de assalto a uma transportadora de valores no Mato Grosso. Os criminosos conseguiram escapar para a zona rural do Tocantins, onde foram surpreendidos pela fumaça e deixaram o local sem levar nada. A operação conta com uma força-tarefa de mais de 300 policiais de cinco estados e é considerada uma das maiores do país.

Os criminosos estão cercados e sem saída, tendo que se esconder na copa das árvores para não serem encontrados. Para se alimentar, estão comendo espigas de milho e sal de ureia, usado na alimentação de gado. Além disso, têm deixado um rastro de terror, invadindo propriedades e fazendo pessoas reféns.

As equipes que fazem parte da Operação Canguçu percorrem uma área de 4,6 mil km, em quatro cidades. Durante a operação, foi apreendido um verdadeiro arsenal de guerra, incluindo armamento de grosso calibre, fuzis furtados da PM de São Paulo, milhares de munições, coletes à prova de bala e outros materiais.

Tanto o comando da operação como os governadores dos estados envolvidos afirmam que as buscas devem continuar até que o último suspeito seja localizado. Mesmo durante a fuga, os criminosos continuam deixando um rastro de medo e terror nas regiões onde passam. As equipes policiais permanecem em alerta e a população deve permanecer vigilante e colaborar com as autoridades.

 

Munições usadas em armamento de uso restrito foram apreendidas durante operação Canguçu — Foto: Divulgação/Polícia Civil

Munições usadas em armamento de uso restrito foram apreendidas durante operação Canguçu — Foto: Divulgação/Polícia Civil

 

Criminoso usava sacos de fibras sintéticas para tentar despistar a polícia — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Criminoso usava sacos de fibras sintéticas para tentar despistar a polícia — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Veja também

Cavalaria da PM apreende em Sorriso entorpecentes e detém duas pessoas comercializando

Fugitivo do presídio Ahmenon é recapturado após 7 dias

PM recebe reforços e plataforma elevada para segurança na Exporriso 2024

Polícia Civil desarticula tráfico de drogas com a prisão de mais dois traficantes em Nova Mutum

Polícia Civil e Procon Estadual apreendem centenas de pares de chinelos falsificados

Bando detido monitorava casa de policiais em Ipiranga do Norte; entorpecentes foram apreendidos