Suspeito de pedofilia em escola de Sorriso não é habilitado para atuar como bibliotecário

O Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região divulgou nota em resposta a notícias veiculada por alguns portais de notícias no dia 12 de junho de 2023, com o título “Oito alunas de 9 a 12 anos são estupradas; bibliotecário é suspeito”. O Conselho esclareceu, por meio da nota, que o professor em questão não é um profissional registrado junto ao órgão, levantando a suspeita de que ele estivesse exercendo a profissão de bibliotecário de forma irregular.

Diante da informação, o órgão destacou que solicitará a retificação das manchetes, além de buscarmos esclarecimentos junto à prefeitura de Sorriso.

A nota ressalta ainda que o exercício irregular da Biblioteconomia está sujeito a sanções, de acordo com as regulamentações legais que regem a profissão no Brasil.

Na nota, o CRB-1 reforçou seu compromisso com a ética e a legalidade no exercício da profissão de bibliotecário, que é supervisionado pelo Código de Ética e Deontologia do Bibliotecário Brasileiro. Esse código estabelece princípios fundamentais, como a legalidade e a dignidade profissional, que devem ser seguidos por todos os bibliotecários registrados.

“Importa afirmar que este CRB-1 repudia de forma veemente todo tipo de violência sexual, em especial àquelas cometidas contra crianças, jovens e mulheres — as maiores vítimas deste tipo de crime, de acordo com dados oficiais”, destaca ainda anota.

Sobre o Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região

O CRB 1 foi criado em 1966 através da Resolução nº 4 de 12 de julho, reformulada pela Resolução nº 151 do Conselho Federal de Biblioteconomia – CFB. Com sede no Distrito Federal e jurisdição nos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, possui personalidade jurídica de direito público, autonomia financeira, administrativa e patrimonial. Tem por finalidade orientar, aperfeiçoar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de bibliotecário.

Veja também

Quermesse e procissão luminosa no Santuário de Nossa Senhora do Sorriso

Psicomotricista destaca a importância do apoio às ‘mães atípicas’ durante programa na Sorriso FM

Projeto de castração gratuita de cães e gatos é iniciado em Sorriso

Cavalaria da PM apreende em Sorriso entorpecentes e detém duas pessoas comercializando

Governo de MT consegue aprovação da AL e vai enviar R$ 50 milhões ao Rio Grande do Sul

Fugitivo do presídio Ahmenon é recapturado após 7 dias