Sorriso integra Central Regional de Regulação de Atendimento Pré-Hospitalar dos Bombeiros Militares

Nesta manhã, foi oficialmente assinado o termo de cooperação técnica que permitirá a integração de Sorriso à Central Regional de Regulação de Atendimento Pré-Hospitalar do Corpo de Bombeiros Militar do Comando Regional III (CRBM III). O objetivo é a melhoria no atendimento pré-hospitalar na região, garantindo maior agilidade e eficiência no socorro aos cidadãos.

A partir de agora, técnicos de enfermagem e enfermeiros contratados pelo município de Sorriso irão acompanhar todas as viaturas do Corpo de Bombeiros durante os atendimentos. Além disso, os chamados para o serviço de emergência cairão diretamente na Central de Regulação instalada em Sinop, onde contarão com o apoio do médico regulador. Essa nova abordagem permitirá que os pacientes recebam suporte médico por telefone, incluindo instruções e, se necessário, procedimentos mais invasivos, como a aplicação de soro ou medicação ainda no local da ocorrência. Essa agilidade resultará em atendimento mais adequado e ganho de tempo crucial para situações graves.

O médico regulador ficará responsável pela triagem do caso, organizando o fluxo para a unidade de saúde adequada de acordo com a gravidade da situação. Os pacientes serão encaminhados diretamente para a UPA Sara Akemi Ichicava, o Hospital Regional de Sorriso ou unidades de PSFs, dependendo da necessidade médica.

O novo modelo de atendimento pré-hospitalar dos Bombeiros será aplicado em salvamentos terrestres, veiculares e em ambientes confinados, contando ainda com o suporte de salvamento aéreo para casos mais graves. O comandante geral do Corpo de Bombeiros Militares de Mato Grosso, coronel BM Alessandro Borges, destacou a importância da parceria com a Prefeitura para ampliar as atividades e melhorar os serviços prestados, incluindo o trabalho de resgate e combate a incêndios com a instalação da base florestal.

O prefeito Ari Lafin enfatizou que a união de esforços garantirá mais agilidade no atendimento e aumentará as chances de sobrevida dos pacientes até chegarem às unidades hospitalares. Com a parceria, Sorriso, uma cidade em crescimento acelerado, poderá ampliar o atendimento e oferecer serviços de qualidade à população.

Atualmente, o município disponibiliza seis técnicos de enfermagem que atuam junto com os Bombeiros, e com a ampliação da parceria, seis enfermeiros também foram incorporados, aperfeiçoando ainda mais o atendimento prestado. A intenção futura é contar com a presença de médicos interventores atuando em conjunto. O prefeito agradeceu o apoio da Câmara de Vereadores, que foi fundamental para a implementação do projeto.

Além da cooperação técnica, a companhia local do Corpo de Bombeiros recebeu uma nova viatura de resgate, resultado de emenda parlamentar, e um quadriciclo para auxiliar no combate a incêndios e outras atividades de defesa civil, busca e salvamento em locais de difícil acesso.

Durante o evento, também foi oficializada a instalação da base aérea de combate a incêndios florestais no Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) de Sorriso. A base conta com uma aeronave Air Tractor AT-802 F, que estará disponível durante a Temporada de Incêndios Florestais de 2023. O comandante geral do Corpo de Bombeiros do estado, coronel Alessandro Gomes, destacou que a aeronave será fundamental para uma resposta imediata em caso de incêndios, proporcionando maior efetividade nas ações de combate aéreo em conjunto com o combate terrestre.

O evento contou com a presença de autoridades municipais, regionais e estaduais, celebrando a importante parceria e as melhorias significativas no atendimento pré-hospitalar na região.

galeria de imagens

Veja também

Deputada Amália Barros morre aos 39 anos em São Paulo

Casa do mel é inaugurada em Sorriso com inúmeras variedades de chás e temperos

Pai e filho são presos pela Polícia Civil por estupro de vulnerável e ameaça

Comércio é consumido pelo fogo durante a madrugada em Sorriso

Sorriso: mãe enfrenta júri dia 21 de junho por esquartejar bebê

Campeonato Ibero-Americano de Atletismo começa nesta sexta (10); confira programação