Operação Independência resulta na prisão de líder do tráfico em Ipiranga do Norte e outros suspeitos

Na última sexta-feira, 17 de agosto, a Delegacia da Polícia Civil de Sorriso deflagrou a Operação Independência, visando combater o tráfico de entorpecentes no município de Ipiranga do Norte. Como resultado dessa ação, diversos mandados de busca e prisão foram cumpridos, incluindo o de um dos principais líderes do grupo criminoso, Robson Junior Jardim dos Santos, que já se encontra detido no Rio de Janeiro.

Robson Junior Jardim dos Santos é conhecido por ser um dos criminosos mais perigosos da região, tendo um histórico extenso de atividades ilícitas. Suas ações penais incluem tráfico de drogas, roubos, homicídios, organização criminosa e uso de documento falso. Somente na Justiça fluminense, ele acumula seis condenações por roubo. Além disso, enfrenta processos nas Justiças Estadual e Federal do Rio de Janeiro por homicídio, roubo majorado e tráfico.

O criminoso, que é apontado como líder do grupo responsável por uma série de homicídios em Sorriso, Ipiranga do Norte e Nova Ubiratã, desencadeando uma guerra entre facções, já havia tido um dos mandados de prisão cumpridos durante a Operação Dissidência, realizada em agosto do ano passado pela Força-Tarefa de Segurança Pública de Mato Grosso. A recente Operação Independência é mais um passo no esforço contínuo para desmantelar as atividades criminosas associadas a esse indivíduo e seu grupo.

Durante a Operação Independência, foram cumpridos sete mandados de busca e dois de prisão. Adicionalmente, outras nove pessoas foram detidas em flagrante por envolvimento no tráfico de drogas. As investigações revelaram que dois traficantes lideravam a venda de entorpecentes em Ipiranga do Norte. Essa conclusão foi alcançada a partir da análise de dados obtidos de aparelhos celulares apreendidos durante a Operação Dissidentes, realizada em agosto de 2022, na cidade de Sorriso.

Os mandados judiciais foram emitidos pela 1ª Vara Criminal de Sorriso e tiveram alcance nas cidades de Ipiranga do Norte, Tabaporã e Campo Novo do Parecis, em Mato Grosso, bem como no estado do Rio de Janeiro. Os indivíduos alvos dos mandados de prisão já se encontravam detidos desde a realização de duas fases da Operação Recovery.

 

 

Veja também

Adoção foi tema de entrevista especial ao programa A Voz do Povo

“Quem não é mãe não conhece o amor de verdade”, diz Karol Ficagna ao programa A Voz do Povo

Projeto de habitação com mais de mil apartamentos começa a sair do papel em Sorriso

Mulher é vítima de feminicídio em Sorriso; 12 facadas desferidas pelo companheiro

Projeto de equoterapia “Sonho Meu” corre risco de encerrar atividades em Sorriso

Polícia Civil conclui que crime que resultou na morte de adolescente encontrada em poço teve motivação passional