Vigilância em Saúde Ambiental alerta sobre a importância da prevenção contra o Aedes Aegypti

Claudete Damasceno, coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental de Sorriso, participou de uma entrevista no programa “A Voz do Povo” nesta sexta-feira (15/09), destacando o trabalho contínuo e crucial de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

Claudete explicou que, graças ao reforço de 30 novos agentes de endemias, a equipe conseguiu completar o quarto ciclo de visitas a todos os imóveis da cidade neste ano. Embora tenha sido observada uma redução no número de casos de dengue em comparação com anos anteriores, com 251 casos registrados até o momento, ela enfatizou a importância de não baixar a guarda em relação aos cuidados necessários para prevenir a proliferação do mosquito.

Um dos desafios enfrentados no combate ao Aedes Aegypti é a falta de destinação adequada do lixo. Claudete fez um apelo à comunidade para denunciar qualquer irregularidade, como terrenos com acúmulo de lixo, bocas de lobo entupidas ou despejo inadequado de água nas ruas. Esses problemas podem contribuir para a reprodução do mosquito e, consequentemente, aumentar o risco de doenças transmitidas por ele.

A coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental reforçou que a prevenção é a melhor estratégia para combater o Aedes Aegypti e proteger a saúde da população. Medidas simples, como eliminar recipientes que possam acumular água parada, manter caixas d’água bem vedadas e utilizar repelentes, são essenciais para evitar a propagação dessas doenças.

Claudete encerrou a entrevista destacando que a colaboração de todos os moradores de Sorriso é fundamental nessa batalha contra o mosquito, e que a vigilância está à disposição para esclarecer dúvidas e receber denúncias que contribuam para a melhoria das condições de saúde da cidade. A conscientização e a ação conjunta da comunidade são cruciais para manter a cidade livre dessas doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti.

Veja a entrevista no vídeo.

Vídeo da notícia

Veja também

Sorriso atinge menor índice histórico de homicídios, revela delegado Bruno França

Cobrador de dívida agride devedor a facadas em transportadora de Sorriso

Sorriso realiza 11ª Conferência Municipal de Assistência Social nesta quinta e sexta-feira

Vereador Wanderley Paulo anuncia negociação de R$ 50 milhões para novo Hospital Regional em Sorriso

Sorriso: Ótica Dilane lança promoção especial de férias com descontos de até 50% na linha Kipling

Mulher é vítima do golpe do intermediário após ver anúncio de moto em rede social