PF deflagra Operações para desarticular esquema de lavagem de dinheiro do tráfico internacional de drogas

Na manhã desta sexta-feira (17-11), a Polícia Federal deu início simultaneamente às operações Handmade e Descobridor, com o objetivo de reprimir e desarticular uma organização criminosa especializada em lavagem de capitais provenientes do tráfico internacional de drogas. A ação é um desdobramento da Operação Enterprise, deflagrada em novembro de 2020.

Foram cumpridos 11 mandados de buscas e apreensões em São Paulo, 2 no Mato Grosso do Sul e 1 em Mato Grosso, na capital Cuiabá. As investigações revelaram que, para ocultar a origem ilícita dos recursos provenientes do tráfico de drogas, os líderes da organização criminosa adotavam uma complexa cadeia de atos ilícitos.

O modus operandi consistia na importação de roupas da China, as quais eram disponibilizadas em redes de lojas do varejo têxtil. Esse processo, conhecido como “branqueamento” do recurso ilícito, visava dificultar a rastreabilidade da origem criminosa dos valores. Após a venda dessas mercadorias, o dinheiro “sujo” retornava à organização criminosa já “lavado”, tornando a identificação da origem criminosa dos valores um desafio.

Na ação de hoje, a Polícia Federal apreendeu carros, dinheiro em espécie, joias e outros itens de interesse para a investigação. Os investigados nas operações deflagradas responderão na Justiça Federal pelos crimes de associação criminosa e lavagem de capitais, cujas penas, somadas, podem ultrapassar dez anos de reclusão, conforme confirmados os fatos, cada qual dentro da sua esfera de responsabilidade.

Veja também

CTG realiza Baile e Show de pré-estreia do Nacional neste sábado (12) em Sorriso

Artistas de Sorriso destacam a arte como meio de vida em entrevista ao programa A Voz do Povo

Delegada Layssa Crisóstomo é entrevistada no programa A Voz do Povo

Azul Linhas Aéreas retoma voos diurnos em Sorriso com conexões para principais hubs nacionais a partir de agosto

Conab estima nova safra recorde com produção de 339,6 milhões de toneladas

Corpo de Bombeiros realiza rescaldo após fogo em depósito do Atacadão em Lucas do Verde