A Voz do Povo: Defensor Público diz que ficou surpreso ao saber que cirurgia de paciente paga à Chocair não foi realizada

O Defensor Ubirajara Vicente Luca falou ao programa A Voz do Povo nesta segunda-feira (27-06), sobre o caso do senhor Manoel Cavalcante de Jesus, que espera desde 2016 por cirurgia.

Na última semana o Juiz Dr. Glauber Lingiardi Strachini, da 4ª Vara Cível de Sorriso determinou que a empresa Chocair & Chocair devolva a quantia de R$ 39 mil reais recebidos como pagamento por cirurgia que não foi realizada no paciente. O magistrado também pediu que o Defensor Público explique porque pediu a liberação do dinheiro sem que o procedimento tivesse sido realizado.

O defensor explicou que foi informado pela Secretaria de Saúde de Sorriso que o paciente havia sido operado. “É um processo que tramita desde 2016, visando procedimento cirúrgico em dois joelhos do paciente e dentre outros pedidos, ocorreu o último boqueio judicial, onde o juiz determinou que se bloqueasse o valor e uma vez realizado o procedimento libere-se o valor. Esta decisão é de outubro de 2021, quando o valor foi bloqueado. A gente não conseguia entrar em contato com o paciente, mas falamos com a empresa e nos dissera que o procedimento seria realizado no dia seguinte e que o paciente já estaria sabendo. Passados alguns dias a empresa nos enviou a nota fiscal do serviço realizado. Não conseguimos falar com o paciente, mas como veio a nota fiscal falamos com a Secretaria de Saúde. A minha assessoria conversou com a secretaria e afirmaram que tinha sido realizado. Diante disso como foi enviada a nota fiscal o defensor público pediu que o dinheiro fosse liberado para a empresa Chocair”, relatou Ubirajara.

Segundo ele, já neste ano, o paciente Manoel voltou a procura-lo perguntando quando seria feita sua cirurgia. “Fomos surpreendidos com esta informação e aí pedimos ao Juiz que determinasse este retorno dos valores. Aí o juiz nos indagou sobre o porquê da liberação do recurso”, explicou.

O defensor disse que vai se manifestar nos autos respondendo ao Juiz sobre o que aconteceu. Ele também relatou na entrevista que não está conseguindo contato com a empresa Chocair. “Quando soubemos que não foi realizado o procedimento tentamos entrar em contato com a empesa e não conseguimos. Então, estamos aguardando para ver se a empresa cumpre a decisão judicial, se devolve o dinheiro ou realiza o procedimento”.

De acordo com o defensor, é normal que sejam sugeridas empresas a pacientes para que consigam apresentar três orçamentos para os procedimentos que estejam pleiteando na justiça. “Toda vez que o Estado não cumpre com procedimentos de saúde, estes são feitos na iniciativa privada. Para a ação são necessários três orçamentos. Isso não é fácil conseguir, por isso temos estas assessorias. Sempre enviávamos as pessoas para verem na secretaria de saúde que as vezes tem cadastros destas empresas. No caso deste cidadão informamos a ele que precisava destes orçamentos. Foram providenciados e o de menor valor foi desta empresa (Chocair & Chocair)”.

A empresa é investigada na CPI da Saúde instaurada na Câmara de Vereadores de Sorriso.

 

galeria de imagens

Veja também

Coordenador do SAMU destaca que central de regulação do órgão deverá ser instalada em Sorriso

Corpo de Bombeiros alerta para importância de preparar aceiros em atenção ao período de estiagem

Chefe da 37ª Ciretran esclarece dúvidas sobre CNH Social em entrevista à Sorriso FM

Representantes da Aprocel falam sobre georreferenciamento no Assentamento Jonas Pinheiro

PM e Bombeiros iniciam buscas por adolescente desaparecido em Sorriso

Sindicato Rural sedia hoje reunião técnica da Fundação MT