A Voz do Povo: falta de médicos em unidades de saúde gera reclamações no Fala Cidadão

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook

O Secretário Luiz Fábio Marchioro, que responde pela pasta da saúde em Sorriso, participou ao vivo do programa A Voz do Povo na Sorriso FM nesta terça-feira (03-04).

A uma das ouvintes ele relatou em resposta ao questionamento pela demora no atendimento que a ordem é atender sempre, mas pelo volume, as prioridades precisam estar no topo da lista. “O que acontece é que nós temos no SUS muita gente e às vezes não se tem a quantidade de serviços suficientes. Então, precisamos atender as prioridades. E as prioridades muitas vezes passam na frente de quem está fazendo um check up ou que ‘sonhou’ que tem um problema e vai ao médico ver. É importante procurar sempre a unidade, porque às vezes a informação não chega à equipe da saúde que atende o paciente”.

Ele ressaltou que é importante a comunidade buscar sempre informações sobre o andamento do seu caso específico. Para tanto, disponibilizou o número do WhatsApp de atendimento da central de Regulação: 66-9 99788441. Importante mandar mensagens por escrito.

Quanto à falta de médicos, situação apontada por vários internautas ouvintes da emissora, o secretário explicou que neste momento a dificuldade está sendo sentida em virtude de quem um médico está em férias e outro pediu desligamento do quadro do município de Sorriso.

“Estávamos com toda a rede 100% pronta sexta-feira. Vínhamos montando as equipes de volta e ontem um médico ligou dizendo que estava indo embora. Os médicos – não estou criticando – são profissionais disputados. O Mais Médicos do Governo Federal tem três vagas em Sorriso com salário de 12 mil reais por mês. Sorriso paga 17 mil reais por mês para médico de PSF e 27 mil por mês para médicos da UPA, 24 horas. E estamos buscando. PSF, 40 horas em Sorriso 17 mil reais e 18 mil quando é Distrito. E o médico quando recebe propostas para trabalhar em plantões em hospitais, ele larga o PSF. Nós precisamos e aqui quero dizer que estamos planejando muito. Estamos sem médico hoje no PSF Jardim Primavera, porque o Dr. Edson Renato está de férias. Tínhamos um médico que ficava fazendo o rodízio, cobrindo as férias dos demais. Ele teve que se ocupar de uma unidade. Dr. Davi do Santa Maria, pediu as contas e foi embora. Hoje foi para lá outra médica. No Mário Raiter  começamos com dois médicos e tivemos que recuar ficando com um. O Rota hoje tem dois médicos. Estamos sem no Jardim Amazônia e o PSF do Jardim Primavera por conta das férias do médico”, explicou.

Vai melhorar

Com o vestibular do curso de medicina em Sorriso realizado já no último domingo, o secretário acredita que a situação a longo prazo vai melhorar. “Nós esperamos que seja a nossa redenção, a nossa independência especialmente em relação aos médicos. Conheci o curso e a base deles é a saúde da família. Vão preparar médicos para PSFs e estarão em total sintonia com a rede pública de saúde. Tem entre suas cláusulas devolver 10% do que é arrecadado no curso para algum serviço na área da saúde pública. Vão também fazer estágios, comparecer e ajudar. Esta ligação será forte, muito embora seja particular, deverá ajudar a saúde pública da saúde”.

Zero Covid

Fechando a entrevista, o secretário destacou a satisfação em anunciar que Sorriso hoje não tem nenhum caso de Covid 19. “Lembro do primeiro casal contaminado, graças q Deus sobreviveram.  Isso dia 1º de maio de 2020. Exatamente dois anos depois, anunciamos que está zerado o número. Grato a todos por ajudarem a passarmos por esta pandemia com o menor número de vítimas fatais no estado proporcionalmente ao volume de habitantes”.

Maninho Veículos
LCI Telecom
Programa Estação Sicredi

Vídeo da notícia

Veja também

9f598c4b-2d04-4002-8435-2300acdadc46

A Voz do Povo: Juiz Dr Anderson Candiotto reassume a 2ª Vara Criminal em Sorriso e fala sobre violência doméstica

thumb__600_0_0_0_auto (8)

Das 120 pessoas agendadas para fazer Cirurgias de Pterígio, 24 faltaram sem avisar

514a916e-30c9-4dd2-9a4d-6b7da1e35a01

A Voz do Povo: vereadores foram a Brasília cobrar SAMU, UPA e Hospital Municipal para Sorriso

thumb__600_0_0_0_auto - 2022-05-12T165238.101

Novo espaço do Centro de Reabilitação Renascer é entregue para a população

38fd64c4-acb9-4f9d-963a-bcc414b6d043

Sorriso 36 anos: em entrevista à Voz do Povo pioneiros destacam o crescimento do município

df06a6e2-5258-4506-8545-347f8a6d04ae

A Voz do Povo: Pioneiros Eugenio Preima e Dudy Paiva relembram momentos da história de Sorriso