A Voz do Povo: falta de médicos em unidades de saúde gera reclamações no Fala Cidadão

O Secretário Luiz Fábio Marchioro, que responde pela pasta da saúde em Sorriso, participou ao vivo do programa A Voz do Povo na Sorriso FM nesta terça-feira (03-04).

A uma das ouvintes ele relatou em resposta ao questionamento pela demora no atendimento que a ordem é atender sempre, mas pelo volume, as prioridades precisam estar no topo da lista. “O que acontece é que nós temos no SUS muita gente e às vezes não se tem a quantidade de serviços suficientes. Então, precisamos atender as prioridades. E as prioridades muitas vezes passam na frente de quem está fazendo um check up ou que ‘sonhou’ que tem um problema e vai ao médico ver. É importante procurar sempre a unidade, porque às vezes a informação não chega à equipe da saúde que atende o paciente”.

Ele ressaltou que é importante a comunidade buscar sempre informações sobre o andamento do seu caso específico. Para tanto, disponibilizou o número do WhatsApp de atendimento da central de Regulação: 66-9 99788441. Importante mandar mensagens por escrito.

Quanto à falta de médicos, situação apontada por vários internautas ouvintes da emissora, o secretário explicou que neste momento a dificuldade está sendo sentida em virtude de quem um médico está em férias e outro pediu desligamento do quadro do município de Sorriso.

“Estávamos com toda a rede 100% pronta sexta-feira. Vínhamos montando as equipes de volta e ontem um médico ligou dizendo que estava indo embora. Os médicos – não estou criticando – são profissionais disputados. O Mais Médicos do Governo Federal tem três vagas em Sorriso com salário de 12 mil reais por mês. Sorriso paga 17 mil reais por mês para médico de PSF e 27 mil por mês para médicos da UPA, 24 horas. E estamos buscando. PSF, 40 horas em Sorriso 17 mil reais e 18 mil quando é Distrito. E o médico quando recebe propostas para trabalhar em plantões em hospitais, ele larga o PSF. Nós precisamos e aqui quero dizer que estamos planejando muito. Estamos sem médico hoje no PSF Jardim Primavera, porque o Dr. Edson Renato está de férias. Tínhamos um médico que ficava fazendo o rodízio, cobrindo as férias dos demais. Ele teve que se ocupar de uma unidade. Dr. Davi do Santa Maria, pediu as contas e foi embora. Hoje foi para lá outra médica. No Mário Raiter  começamos com dois médicos e tivemos que recuar ficando com um. O Rota hoje tem dois médicos. Estamos sem no Jardim Amazônia e o PSF do Jardim Primavera por conta das férias do médico”, explicou.

Vai melhorar

Com o vestibular do curso de medicina em Sorriso realizado já no último domingo, o secretário acredita que a situação a longo prazo vai melhorar. “Nós esperamos que seja a nossa redenção, a nossa independência especialmente em relação aos médicos. Conheci o curso e a base deles é a saúde da família. Vão preparar médicos para PSFs e estarão em total sintonia com a rede pública de saúde. Tem entre suas cláusulas devolver 10% do que é arrecadado no curso para algum serviço na área da saúde pública. Vão também fazer estágios, comparecer e ajudar. Esta ligação será forte, muito embora seja particular, deverá ajudar a saúde pública da saúde”.

Zero Covid

Fechando a entrevista, o secretário destacou a satisfação em anunciar que Sorriso hoje não tem nenhum caso de Covid 19. “Lembro do primeiro casal contaminado, graças q Deus sobreviveram.  Isso dia 1º de maio de 2020. Exatamente dois anos depois, anunciamos que está zerado o número. Grato a todos por ajudarem a passarmos por esta pandemia com o menor número de vítimas fatais no estado proporcionalmente ao volume de habitantes”.

Vídeo da notícia

Veja também

 Cresol Sorriso realiza Assembleia Geral para prestação de contas na próxima quarta-feira

Paróquia Santa Luzia de Sorriso inicia hoje a programação do Tríduo Pascal

Igreja Católica inicia celebrações do Tríduo Pascal nesta quinta-feira

Sorriso sedia neste sábado (30) Campeonato de Capoeira Nagô

Vazamento de esgoto em estação elevatória contamina água de rios em Sorriso

Indea de Mato Grosso reforça fiscalizações sobre Comércio de Peixes durante a Semana Santa