A Voz do Povo: multa para quem jogar águas de pia ou máquina de lavar na rua é superior a R$ 2.800,00 (vídeo)

Para falar sobre o tema, o programa A Voz do Povo recebeu nesta sexta-feira (19-08), o coordenador do NIF, Reinaldo Nunes, o coordenador da Vigilância Sanitária Samuel Santos e o coordenador do PROCON, Robson Moura.

Ao longo das últimas semanas, o programa tem recebido muitas reclamações sobre o despejo de águas de lavação de roupas ou louças nas ruas.

O coordenador do NIF explicou: “Estas águas são classificadas como águas servidas. Não é de esgoto, ainda que já nos deparamos também com águas de esgotos escorrendo pelas ruas. É uma prática proibida pelos códigos de posturas e código sanitário, porque estas águas expõe as pessoas a alguns patógenos podendo provocar doenças e costuma servir para proliferação e vetores. Então é terminantemente proibido por lei e estamos combatendo com notificações e multas”.

Recentemente a Câmara autorizou a abertura de fossas nas calçadas, que precisam ter critérios. “Ela tem que ter critérios técnicos. Precisa ter um projeto desta fossa. Tudo isso vai ser resolvido com a implantação da rede de esgoto”, disse Reinaldo.

A vigilância Sanitária, segundo o coordenador, tem atuado mais com a fiscalização de estabelecimentos comerciais. “Mas, podemos fiscalizar também”, disse.

De acordo com as autoridades, a primeira ação é de notificação e decorrido o prazo para adequação são aplicadas as multas.

O coordenador do PROCON destacou que no caso das reclamações de cobrança de taxa de esgoto onde o serviço não é ofertado, devem ser levadas ao órgão.

Vídeo da notícia

Veja também

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Coordenador do SAMU destaca que central de regulação do órgão deverá ser instalada em Sorriso

Jucélia Ferro revela detalhes sobre comemoração do aniversário da cidade