A Voz do Povo: nova e moderna unidade prisional deve ser implantada em Sorriso até março de 2023 (vídeo)

Para falar sobre o assunto, a bancada da Voz do Povo na Sorriso FM recebeu na manhã desta terça-feira (02-08), a Juíza Dra. Emanuelle Chiaradia Navarro Mano, que responde pela 1ª Vara Criminal e de Execução Penal e o coordenador do CRS,

A visita realizada em julho pela equipe do GMF grupo de monitoramento e fiscalização carcerária do estado de Mato Grosso a Sorriso foi muito proveitosa. Nos últimos dois anos, por conta da pandemia as visitas foram suspensas, mas agora foram retomadas.

A Juíza Dra. Emanuelle Mano apontou, entre as boas novas a partir da visita, a construção de um novo centro de detenção para Sorriso. “O coordenador do grupo, desembargador Orlando Perry percebeu in loco o que vemos apontando a dois anos, que precisamos mudar de espaço. O espaço do CRS de Sorriso ficou insuficiente. Não pelo número de presos que desde 2015, quando cheguei aqui tem ficado em 250 a 260, mas pelas oficinas, cursos de capacitação e salas de aula que queremos ter aqui e também para alojamento dos presos que trabalham fora”, explicou;

A expectativa é de que até março de 2023 a nova unidade seja construída. “Já temos o terreno cedido pelo município há vários anos, fora da cidade, próximo à unidade da PRF. A nova construção prevista é denominada CDP, mas mantemos o objetivo de ressocializar. O trabalho do estado é sempre preparar os recuperandos para retomarem a vida em sociedade”, disse o Coordenador do CRS, Enilson de Castro.

Ele se mostrou animado com o projeto da unidade que Sorriso vai ganhar. “São unidades modernas, totalmente eletrônicas. Celas com capacidade para atender a demanda, celas com salas de aula. Com esta nova estrutura vamos melhorar a qualidade de vida para todos, tanto os internos, quanto os servidores”, disse o coordenador.

A Juíza explicou que formalmente para o Estado, no sistema prisional, existem duas nomenclaturas para as unidades: CDPs – Centros de Detenção Provisória e Presídios. Em Sorriso o modelo a ser implantado será um CDP – uma cadeia totalmente automatizada, mas a nomenclatura a ser mantida deverá ser CRS.

Formalmente, nos CDPS devem ser abrigados somente presos provisórios, mas ainda não é possível na prática, separar presos condenados de presos provisórios.

“Temos o caso dos presos civis, que tem que ir para local separado, e hoje não temos isso disponível. Nesta nova unidade teremos isso”, explicou a Juíza.

Na entrevista, ela destacou ainda os vários cursos que já são ofertados aos reeducandos visando prepará-los para ao retorno à vida em sociedade e destacou que hoje em torno de 80% deles conseguem evitar a reincidência no crime após o cumprimento das penas em Sorriso.

Outra novidade com a nova unidade prisional será a oferta de seis barracões para implantação de empresas visando oferta de empregos e respectivo aproveitamento da mão-de-obra de reeducandos.

Maninho Veículos
LCI Telecom
Programa Estação Sicredi

Vídeo da notícia

Veja também

Diogo_martins

A Voz do Povo: Recanto dos Pássaros terá coleta seletiva

WhatsApp Image 2022-08-10 at 09.19.22

Sorriso: Polícia Civil recupera televisão furtada, prende casal, apreende drogas, armas e drone (vídeo)

Mauro Mendes (1)

A Voz do Povo: Governador Mauro Mendes destaca investimentos em Sorriso e região (vídeo)

lionxx

A Voz do Povo: campanha LEVE arrecada lixo eletrônico em Sorriso até 20 de agosto

DELEGADOS

A Voz do Povo: investigações em relação a homicídios em Sorriso estão avançando, dizem delegados ´(vídeo)

motoc

A Voz do Povo: Sorriso sediou etapa do Estadual de motocross (vídeo)