A Voz do Povo: nova e moderna unidade prisional deve ser implantada em Sorriso até março de 2023 (vídeo)

Para falar sobre o assunto, a bancada da Voz do Povo na Sorriso FM recebeu na manhã desta terça-feira (02-08), a Juíza Dra. Emanuelle Chiaradia Navarro Mano, que responde pela 1ª Vara Criminal e de Execução Penal e o coordenador do CRS,

A visita realizada em julho pela equipe do GMF grupo de monitoramento e fiscalização carcerária do estado de Mato Grosso a Sorriso foi muito proveitosa. Nos últimos dois anos, por conta da pandemia as visitas foram suspensas, mas agora foram retomadas.

A Juíza Dra. Emanuelle Mano apontou, entre as boas novas a partir da visita, a construção de um novo centro de detenção para Sorriso. “O coordenador do grupo, desembargador Orlando Perry percebeu in loco o que vemos apontando a dois anos, que precisamos mudar de espaço. O espaço do CRS de Sorriso ficou insuficiente. Não pelo número de presos que desde 2015, quando cheguei aqui tem ficado em 250 a 260, mas pelas oficinas, cursos de capacitação e salas de aula que queremos ter aqui e também para alojamento dos presos que trabalham fora”, explicou;

A expectativa é de que até março de 2023 a nova unidade seja construída. “Já temos o terreno cedido pelo município há vários anos, fora da cidade, próximo à unidade da PRF. A nova construção prevista é denominada CDP, mas mantemos o objetivo de ressocializar. O trabalho do estado é sempre preparar os recuperandos para retomarem a vida em sociedade”, disse o Coordenador do CRS, Enilson de Castro.

Ele se mostrou animado com o projeto da unidade que Sorriso vai ganhar. “São unidades modernas, totalmente eletrônicas. Celas com capacidade para atender a demanda, celas com salas de aula. Com esta nova estrutura vamos melhorar a qualidade de vida para todos, tanto os internos, quanto os servidores”, disse o coordenador.

A Juíza explicou que formalmente para o Estado, no sistema prisional, existem duas nomenclaturas para as unidades: CDPs – Centros de Detenção Provisória e Presídios. Em Sorriso o modelo a ser implantado será um CDP – uma cadeia totalmente automatizada, mas a nomenclatura a ser mantida deverá ser CRS.

Formalmente, nos CDPS devem ser abrigados somente presos provisórios, mas ainda não é possível na prática, separar presos condenados de presos provisórios.

“Temos o caso dos presos civis, que tem que ir para local separado, e hoje não temos isso disponível. Nesta nova unidade teremos isso”, explicou a Juíza.

Na entrevista, ela destacou ainda os vários cursos que já são ofertados aos reeducandos visando prepará-los para ao retorno à vida em sociedade e destacou que hoje em torno de 80% deles conseguem evitar a reincidência no crime após o cumprimento das penas em Sorriso.

Outra novidade com a nova unidade prisional será a oferta de seis barracões para implantação de empresas visando oferta de empregos e respectivo aproveitamento da mão-de-obra de reeducandos.

Vídeo da notícia

Veja também

Coordenador do SAMU destaca que central de regulação do órgão deverá ser instalada em Sorriso

Corpo de Bombeiros alerta para importância de preparar aceiros em atenção ao período de estiagem

Chefe da 37ª Ciretran esclarece dúvidas sobre CNH Social em entrevista à Sorriso FM

Representantes da Aprocel falam sobre georreferenciamento no Assentamento Jonas Pinheiro

PM e Bombeiros iniciam buscas por adolescente desaparecido em Sorriso

Sindicato Rural sedia hoje reunião técnica da Fundação MT